Elegia jurídica

Em sessão cheia, o desembargador Fábio Prieto se despede da magistratura

Autor

16 de outubro de 2020, 21h47

Jorge Rosenberg
Última sessão do desembargador Fábio Prieto foi marcada por homenagens
Jorge Rosenberg

Em tempos de Covid-19, o desembargador federal Fábio Prieto reuniu uma verdadeira multidão virtual de admiradores em sua última sessão como presidente da 6ª Turma do Tribunal Federal da 3ª Região.

Antes do início e durante a sessão, juízes, desembargadores, membros do MP e advogados fizeram questão de registrar sua presença e exaltar os predicados do agora desembargador aposentado.

Eleito com 97% dos votos válidos para o biênio 2012-2014, Prieto foi presidente do TRF-3 e responsável por modernizar a administração da corte durante a sua gestão. Ele também atuou até o ano passado como juiz federal do TRE paulista.

Entre outros feitos, Prieto instalou o processo eletrônico no Tribunal e promoveu uma forte política de interação com a advocacia, Ministério Público e outras instituições.

Foi responsável também pelo maior programa de conciliação do país, trabalhando em parceria com o Ministério da Previdência e conseguindo aprovar as contas do TRF-3 no Tribunal de Contas pela primeira vez na história sem necessidade de reexame.

Ao final de seu mandato na presidência do TRF-3, o estoque de processos antigos foi reduzido em 20%.

Quando corregedor do TRF-3, recusou-se a prestigiar a política dos "bandidos de toga" vinda do Conselho Nacional de Justiça. "Fiz exatamente o contrário. Valorizei e defendi publicamente juízes e servidores, que não merecem ser tratados sob intimidação difusa. Mas não houve diversionismo, nem simulação, quando encontrado caso isolado de falta grave", disse em entrevista recente à ConJur.

Em seu discurso de despedida, Prieto falou sobre seus 23 anos no TRF-3 e se disse afortunado por acompanhar desde o começo a magistratura federal. Falou sobre o desafio enfrentado quando foi corregedor do TRF-3 e ressaltou a importância da defesa de juízes sérios e trabalhadores.

Prieto também lembrou o seu período na presidência e exaltou a interação criada com a advocacia pública e privada e a modernização do TRF-3.

Clique aqui para ler o discurso de despedida de Fábio Prieto
Clique aqui para ler o discurso de 
Johonsom di Salvo

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!