Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede nos próximos dias:

10h — A voz da experiência. STF: passado, presente e futuro — A TV ConJur promove seminário online com a participação de Luiz Fux, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cezar Peluso e Augusto Aras. O debate será apresentado por Nelson Jobim e conta com a curadoria de Pierpaolo Bottini. Clique aqui para acompanhar. 

10h — A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709) — A lei será o tema central de um evento virtual coordenado pelo escritório Peluso, Stüpp e Guaritá Advogados. O debate será liderado pelos advogados Eber Meira, Tamara Gomes e Manuel Eduardo Borges. Clique aqui para se inscrever.

16/10
10h — 4ª Jornada de debates sobre a reforma administrativa —  Série de eventos do IDP é coordenada pelo ministro do STF Gilmar Mendes, pelo ministro do TCU Bruno Dantas, pela economista Ana Carla Abrão e pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch. Esta edição contará com a presença do senador Antonio Anastasia (PSD-MG); do deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Público, Israel Batista (PV-DF); e de Evelyn Levy, sub-secretária de gestão e recursos humanos do estado de São Paulo. O debate será mediado pela colunista de economia do jornal O Estado de S.Paulo Adriana Fernandes. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Estado democrático de Direito e litigância estratégica — O evento promovido pelo Iasp contará com a participação do presidente da entidade, Renato de Mello Jorge Silveira, Eloísa Machado, professora de Direito da FGV-SP, e Juliana Vieira dos Santos, advogada especialista em litígio estratégico. A moderação ficará a cargo de Belisário dos Santos Jr, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Iasp e do advogado Lauro Cesar Mazetto Ferreira. Clique aqui para acompanhar. 

17h — A integração regional e os novos rumos da política externa do Brasil: crises e paradoxos — O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) promove evento com a participação de Beatriz Bissio (professora da UFRJ e doutora em História pela UFF), Fernando Almeida (professor da UFF e doutor em História Política pela Uerj) e Elian Araújo (presidente da Comissão de Direito da Integração do IAB, professora da Mackenzie Rio e doutora em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Iuperj). Clique aqui para acompanhar. 

17h — A política e a estratégia nacional de defesa: A visão do ministro da Defesa — Evento promovido pelo IREE Defesa &  Segurança terá a participação do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, do general Sergio Etchegoyen (presidente do Conselho de Administração do ID&S) e de Raul Jungmann (presidente Executivo do ID&S). Clique aqui para se inscrever

20/10
21h — Conversas Criminais — Luis Guilherme Vieira e Plinio Fraga discutem o impeachment do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, com Fernanda Ravazzano, Margarida Lacombe e Pedro Serrano. Clique aqui para acompanhar. 

21h — 4º Congresso de Direito do Vetor Norte — A programação do evento que vai do dia 20 ao 22 desse mês foi dividida em dois momentos distintos. Nos períodos da manhã e da noite serão ministradas as palestras que circundam o tema geral do CDVN. Logo após cada uma delas, serão realizados debates conduzidos pelos próprios participantes. À tarde, serão apresentados os resumos expandidos, que têm o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições e o debate sobre temas afetos ao contexto do congresso. Os trabalhos aprovados serão publicados sob a forma de anais. Caso os autores tenham interesse, também podem transformá-los em artigos, sob a forma de e-book. Clique aqui para se inscrever. 

22/10
8h30 — Congresso de Direito Processual Empresarial — Nos próximos dias 22 e 23 de outubro acontece o 2º Congresso Brasileiro de Direito Processual Empresarial. O evento virtual é organizado pela Fundação Arcadas e a programação foi dividida em dois dias. Os painéis contarão com expositores de diversas funções (ministros do STF e STJ, desembargadores, juízes, advogados e acadêmicos). Clique aqui para se inscrever no evento.

9h — Governança judicial e democracia O STF, em parceria com a Universidade de Oxford, promove seminário virtual sobre governança judicial e democracia. O evento terá a participação de especialistas estrangeiros e brasileiros que estudam, produzem pesquisas ou atuam diretamente nos temas debatidos. Clique aqui para acompanhar.

10h — Futuro da arbitragem e da mediação — O encontro virtual promovido pelo escritório Trench Rossi Watanabe integra a programação da 3ª Edição da São Paulo Arbitration Week (SPAW). Clique aqui para se inscrever. 

27/10
9h — 1º Congresso internacional de Justiça Negocial — Evento promovido pela AASP tem preços promocionais para associados e estudantes e irá abordar temas como Justiça negocial, delação premiada, compliance, investigação defensiva e leniência. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Condo Tech — Transformação Digital na Gestão de Condomínio — Evento promovido pela Auxiliadora Predial e APSA terá a participação de João Finamor (ESPM) e Gabriela Macedo (advogada, professora e influencer digital), na área de Comunicação; os advogados André Junqueira, Elias Rodrigues, Juliana Tancredo e Blanca Peres (Jurídico); os executivos Edgar Poschetzky e Eduardo Córdova (APSA e Market4U), na área de Gestão; Angelita Feijó (professora ESPM), e as executivas Rosane Diaz e Vanusa Vieira (Auxiliadora Predial e APSA), sobre Convivência. Clique aqui para se inscrever. 

29/10
9h — Importantes definições sobre controvérsias de PIS, Cofins, ICMS e contribuições — Com a virtualização dos julgamentos do STF, há maior agilidade no julgamento de casos tributários que aguardam decisões finais por anos. Para facilitar a visualização dos julgados que foram incluídos em pauta, o seminário promovido pela  Câmara de Comércio Brasil-Canadá apresentará os principais impactos das decisões e seus reflexos aos contribuintes em momento de retração de caixa causada pela crise relacionada à Covid-19. Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 16 de outubro de 2020, 8h36

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 24/10/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.