Direitos humanos

AGU é acusada de litigância de má-fé nos embargos contra criminalização da homofobia

Autor

15 de outubro de 2020, 17h29

istockphoto
Autor da ação que resultou na criminalização da homofobia entra com petição no Supremo contra AGU
istockphoto

O Cidadania — atual denominação do PPS — e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação da Advocacia-Geral da União por litigância de má-fé e ratificou embargos declaratórios opostos aos apresentados pela entidade.

Nesta quarta-feira (14/10), a AGU apresentou embargos de declaração contra a decisão do plenário do Supremo que determinou que a LGBTfobia se tornasse um crime equivalente ao racismo.

Na  ação, o advogado-Geral da União, José Levi Melo do Amaral, argumenta que o Supremo deve disciplinar excludentes de ilicitude sobre LGBTfobia e que a garantia de liberdade religiosos em falas que não se incluam em discurso de ódio sobre pessoas LGBTQ+ deve ser estendida.

A peça apresentada ao sustenta que a proteção de pessoas LGBTQ+ não justifica a criminalização da divulgação de toda e qualquer opinião sobre os modos de exercício da sexualidade. Para a AGU, é preciso garantir "morais sexuais alternativas, sem receio de que tais manifestações sejam entendidas como incitação à discriminação".

A AGU também argumenta que, para que se tenha um exercício pleno de liberdade religiosa, o STF deve permitir a expulsão de ordens religiosas de pessoas cujo comportamento e orientação sexual não "estejam de acordo com a filosofia de vida das religiões". 

Embargos opostos
Nos embargos opostos apresentados pelo Cidadania e pela a ABGLT, os argumentos apresentados pela AGU visam apenas garantir o direito de "segregar pessoas LGBTI+ de espaços em geral, tais como vagões, banheiros e outros, para o fim de supostamente preservar a 'intimidade' das [demais] pessoas ali presentes, à luz de crenças religiosas".

"A alegação da AGU de suposta 'contradição interna' do reconhecimento de uma omissão inconstitucional ao mesmo tempo em que ela é afastada por interpretação conforme a Constituição configura, na melhor das hipóteses, pura e simples ignorância caracterizadora de verdadeira inépcia profissional, por desconhecimento do significado basilar deste relevante instituto de controle de constitucionalidade (algo inadmissível na Advocacia-Geral da União), ou, na pior, pura, simples e genuína má-fé, no mínimo enquanto violação do princípio da boa-fé objetiva", diz trecho da peça.

Para Paulo Iotti, advogado que assina a ação do Cidadania e da ABGLT, é "lamentável que a AGU, que é órgão de Estado e não de governo, se preste a defender um "pseudodireito" a discriminar. Ela muito evidentemente quer uma "carta em branco" para que pessoas se limitem a alegar liberdade religiosa para poderem discriminar pessoas LGBTI+".

Doutor em Direito Constitucional diretor-presidente do GADvS (Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero), Iotti afirma que a tentativa de fundamentalistas e reacionários usarem a linguagem dos direitos humanos contra os direitos humanos é um fenômeno mundial. "Precisam aprender que liberdade de expressão não é liberdade de opressão, como dizemos no Movimento LGBTI+, e que o STF já afirmou que liberdade de expressão e religião não permitem discursos de ódio, entendidos como os que incitam a discriminação, a violência e a segregação (HC 82.424/RS e ADO 26/MI 4733)", argumenta.

Os embargos da AGU ocorrem pouco mais de um ano do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26, do partido PPS. Relator da matéria, o ministro Celso de Mello proferiu voto sobre a questão que, na opinião do ministro Gilmar Mendes, é um "tratado das liberdades fundamentais na ordem constitucional brasileira".

Para Gilmar, o ministro aposentado "asseverou que o Tribunal Constitucional não pode curvar-se às pressões de grupos sociais majoritários que buscam impor exclusões e negar direitos a grupos vulneráveis por meio de atos odiosos de violência, preconceito e discriminação".

Clique aqui para ler a inicial do Cidadania e da ABGLT
Clique aqui para ler a inicial da AGU
ADO 26

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!