Risco da demora

Desembargador manda vara federal do DF julgar pedido de afastamento de Salles

Autor

13 de outubro de 2020, 19h52

Com base nos princípios da inafastabilidade da apreciação jurisdicional e da razoável duração do processo, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu nesta terça-feira (13/10) liminar para ordenar que a 8ª Vara Federal do Distrito Federal analise imediatamente pedido de afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Rosinei Coutinho/SCO/STF
MPF diz que Ricardo Salles vem desestruturando política ambiental do país
Rosinei Coutinho/STF

Na ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o MPF acusa o ministro de encabeçar uma verdadeira "desestruturação dolosa" da política ambiental do país.

O MPF argumentou que o pedido de afastamento liminar de Salles não foi apreciado sob o argumento de que o TRF-1 ainda não decidiu se cabe à Justiça Federal no DF ou em Santa Catarina julgar o caso.

Em sua decisão, Ney Bello apontou que ordenou que o caso seguisse tramitando na 8ª Vara Federal do DF, e não na Justiça Federal em Santa Catarina.

De acordo com o desembargador, o juízo deve analisar já o pedido de afastamento liminar de Salles, de forma a assegurar os princípios da inafastabilidade da apreciação jurisdicional e da razoável duração do processo.

Clique aqui para ler a decisão
1031806-70.2020.4.01.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!