Pós-tudo

Kassio Marques reafirma que fez todos os cursos de seu currículo

Autor

7 de outubro de 2020, 16h20

O desembargador Kassio Marques, do TRF-1, indicado do presidente Jair Bolsonaro à vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal, informou nesta quarta-feira (7/10) que todos os cursos incluídos em seu currículo foram feitos devidamente.

Samuel Figueira/TRF-1
Desembargador Kassio Marques, do TRF-1
Divulgação

Nesta terça-feira (6/10), o jornal O Estado de S. Paulo publicou que o currículo acadêmico apresentado pelo desembargador do tribunal em Brasília cita um curso de "postgrado" que não seria confirmado pela Universidad de La Coruña, na Espanha.

A assessoria de Marques, porém, informa em nota, toda documentada, que em nenhum momento foi afirmado que o aludido curso corresponde a uma pós-graduação no Brasil. "A coincidência é tão somente de ordem semântica, pois, na Espanha, curso de aperfeiçoamento após a graduação é denominado 'postgrado'."

"As nominações foram utilizadas conforme suas aplicações no país de origem. O curso 'postgrado' na Espanha não tem o mesmo significado acadêmico ao que corresponderia a sua literal tradução no Brasil (pós-graduação). Na Espanha, o 'postgrado' é um curso de aperfeiçoamento", segue a nota.

Pós-graduação no Brasil pode ser especialização, mestrado e doutorado. Já pós-doutorado não é uma titulação acadêmica, e sim um estágio, um novo aperfeiçoamento.

Clique aqui para ler a nota da assessoria de Kassio Marques

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!