Acordes melancólicos

Suprema Corte americana recusa processo de plágio por "Stairway to Heaven"

Autor

6 de outubro de 2020, 15h00

A Suprema Corte americana recusou-se a aceitar nesta segunda-feira (5/10) um processo sobre direitos autorais de "Stairway to Heaven", clássico do Led Zeppelin, encerrando uma disputa legal de cinco anos.

Reprodução/Led Zeppelin
Reprodução/Led Zeppelin

Um tribunal de primeira instância na Califórnia havia decidido em março deste ano que os roqueiros britânicos não roubaram o riff de abertura da canção "Taurus", de Randy Wolfe, membro de uma banda de Los Angeles chamada Spirit, que apelou em outras instâncias.

Veja abaixo se há similaridades entre as duas músicas:

Inicialmente, o Led Zeppelin ganhou o caso em 2016, quando um tribunal não encontrou provas de que o clássico lançado em 1971 infringia os direitos autorais de "Taurus". No entanto, a decisão foi anulada depois de um recurso, em 2018.

Em 2016, o guitarrista Jimmy Page, processado junto com o vocalista Robert Plant e outro colega do Led Zeppelin, John Paul Jones, testemunhou que a sequência de acordes em questão "existia desde sempre".

O gestor de patrimônio de Wolfe, Michael Skidmore, entrou com uma ação em 2015 exigindo indenização por danos e prejuízos, além de uma citação do compositor para Wolfe, que morreu afogado em 1997 antes de iniciar qualquer procedimento legal.

Wolfe sempre afirmou que merecia crédito como autor de "Stairway to Heaven", chamando a música de "um roubo".

Segundo a agência de notícias France Presse, especialistas convocados pelos solicitantes para o julgamento de primeira instância disseram que tinham semelhanças substanciais entre as partes principais das duas canções.

No entanto, testemunhas de defesa afirmaram que o padrão de acordes usado na melancólica introdução da guitarra do clássico era tão comum que não se aplicava direitos autorais ao trecho.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!