Interferência na PF

Moro alega 'equilíbrio processual' para pedir depoimento presencial de Bolsonaro

Autor

5 de outubro de 2020, 17h33

Antonio Cruz/ Agência Brasil
Defesa do ex-ministro defendeu depoimento presencial de Bolsonaro em manifestação ao Supremo Tribunal Federal
Antonio Cruz/ Agência Brasil

Os advogados do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro protocolaram no STF, nesta segunda-feira (5/10), manifestação por meio da qual pedem que que o depoimento do presidente Jair Bolsonaro, a ser feito no âmbito do inquérito que apura se o chefe do Executivo interferiu na Polícia Federal, seja presencial, e não por escrito.

O pedido foi feito em contrarrazões a agravo regimental proposta pela AGU. A defesa de Moro sustenta que o ministro Celso de Mello determinou o depoimento presencial por entender que o mandatário não tem o benefício de escolher a forma do depoimento.

A decisão do decano do STF foi alvo de recurso da AGU que pede que o presidente responda aos questionamentos dos investigadores por escrito.

No texto, os advogados de Moro defendem que a decisão do ministro Celso De Mello deve ser mantida em respeito ao equilíbrio processual, já que o ex-ministro foi ouvido presencialmente no mesmo inquérito.

A  defesa de Moro entende, como o relator, que investigado não pode escolher: "Da leitura do texto legal constata-se, como bem evidenciado pelo exmo. Ministro relator, que a prerrogativa nele insculpida não se estende àqueles – mesmo os membros efetivos do Poder Legislativo ou o chefe do Poder Executivo — na condição de investigados ou denunciados".

"O entendimento do Decano deste Supremo Tribunal Federal prestigia a equidade de posições entre aqueles que ostentam a condição de arguidos em procedimento investigatório, uma vez que o ora peticionário Sergio Moro fora ouvido, presencialmente, perante às autoridades da persecução penal, em longa oitiva realizada no dia 02 de maio de 2020", diz trecho da manifestação. Sergio Moro é representado pelo advogado Rodrigo Sánchez Rios.

Clique aqui para ler a manifestação

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!