Ataque da besta

TRF-1 diz que invasão não casou danos ao ambiente computacional do tribunal

Autor

28 de novembro de 2020, 15h00

O Tribunal Regional Federal da 1ª região informou neste sábado (28/11) que adotou as medidas jurídicas destinadas à pronta apuração do ataque hacker que aconteceu nesta sexta-feira (27/11). Disse também que até o momento não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional do tribunal.

Reprodução
Hackers atacam página do TRF-1 e comemoram com imagem de "diabo"
Reprodução

Segundo a nota, o TRF-1 tomou conhecimento do ataque cibernético na noite de quinta-feira (26/11), quando adotou medidas destinadas a isolar totalmente os serviços dos sistemas oferecidos aos usuários externos, impedindo qualquer acesso remoto.

A expectativa, segundo o tribunal, é de que já neste sábado se inicie, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, "à medida que for garantida a segurança adequada". Até as 15h deste sábado, a página estava fora do ar.

No início deste mês, o STJ também foi vítima de ataque hacker, quando foram interrompidas as transmissões de todas as sessões, que aconteciam de forma virtual.

O site da corte ficou vários dias fora do ar, foram suspensos os prazos e as sessões. Segundo informações, outros órgãos, como o Ministério da Saúde e o governo do Distrito Federal, também foram vítimas de ataque na mesma semana.

O Tribunal Superior Eleitoral também informou que houve tentativa de ataque durante a totalização de votos no primeiro turno das eleições municipais, no último dia 15. Neste sábado, a Polícia Federal anunciou a prisão de alguns suspeitos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!