Domingo ela não vai

Saiba como justificar sua ausência na eleição deste domingo

Autor

28 de novembro de 2020, 9h22

Se não for possível comparecer às urnas caso seu título seja de alguma cidade onde há eleição neste domingo (29/11), o eleitor pode, em até 60 dias, apresentar sua justificativa pelo e-Título, pelo Sistema Justifica na internet ou entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral ou enviá-lo pela via postal ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Reprodução
Justificar o voto também ficou bem mais fácil com o aplicativo e-Título, que pode ser baixado nas plataformas Google Play e App Store. O Tribunal Superior Eleitoral anunciou que ele pode ser baixado até neste sábado (28/11). No domingo, não será possível. O sistema volta ao normal na segunda (30/11).

No primeiro turno houve congestionamento, mas também era o eleitor do país todo apto a votar. Neste domingo, há menos de 40 milhões de eleitores nas 57 cidades que terão segundo turno.

O aplicativo também dá acesso a sua via digital do título de eleitor e permite a apresentação de justificativa. Além disso, você consegue emitir a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais. Outros serviços estão disponíveis, como a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausência injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário. 

Outra forma de justificar o seu voto é o formulário RJE que está disponível de forma gratuita na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor), assim como nas páginas da Justiça Eleitoral na internet e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa, e em outros locais previamente autorizados. 

Clique aqui para mais informações

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!