Consultor Jurídico

Referências Nazistas

Webinário da Faculdade de Direito da USP sobre racismo é alvo de ataque virtual

Sala virtual foi invadida por extremistas em webinário sobre racismo promovido pela Faculdade de Direito da USP 
123RF

Na noite desta terça-feira (24/11), uma atividade acadêmica online da Faculdade de Direito da USP foi invadida em um ataque cibernético coordenado. No início do webinário — cujo tema era "Acesso à Justiça e Racismo Estrutural" — alguns ingressantes começaram a inserir sons e imagens agressivas, cenas pornográficas e referências a Hitler e ao nazismo.

As informações constam de nota assinada pelo diretor da instituição, Floriano de Azevedo Marques Neto. O evento era aberto ao público e, após o ocorrido, os professores responsáveis providenciaram uma nova sala virtual, dando continuidade ao seminário, mas com prejuízo de acesso a parte do público que havia ingressado na sala original.

Segundo Marques Neto, as autoridades policiais do estado de São Paulo foram acionadas e o Ministério Público também está comprometido com as investigações. "Mais do que uma ação deplorável de racismo, trata-se de um atentado à liberdade de expressão, cátedra e ensino", afirma.

"A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, nestes quase duzentos anos, não se calou diante do poder, de ditaduras ou da força. Não se calará diante de ações e discursos de ódio e preconceito. Não será a covardia da proteção do mundo virtual que nos retirará o orgulho de seguirmos como uma Tribuna Livre", conclui o diretor.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 25 de novembro de 2020, 19h20

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/12/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.