Referências Nazistas

Webinário da Faculdade de Direito da USP sobre racismo é alvo de ataque virtual

Autor

25 de novembro de 2020, 19h20

123RF
Sala virtual foi invadida por extremistas em webinário sobre racismo promovido pela Faculdade de Direito da USP 
123RF

Na noite desta terça-feira (24/11), uma atividade acadêmica online da Faculdade de Direito da USP foi invadida em um ataque cibernético coordenado. No início do webinário — cujo tema era "Acesso à Justiça e Racismo Estrutural" — alguns ingressantes começaram a inserir sons e imagens agressivas, cenas pornográficas e referências a Hitler e ao nazismo.

As informações constam de nota assinada pelo diretor da instituição, Floriano de Azevedo Marques Neto. O evento era aberto ao público e, após o ocorrido, os professores responsáveis providenciaram uma nova sala virtual, dando continuidade ao seminário, mas com prejuízo de acesso a parte do público que havia ingressado na sala original.

Segundo Marques Neto, as autoridades policiais do estado de São Paulo foram acionadas e o Ministério Público também está comprometido com as investigações. "Mais do que uma ação deplorável de racismo, trata-se de um atentado à liberdade de expressão, cátedra e ensino", afirma.

"A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, nestes quase duzentos anos, não se calou diante do poder, de ditaduras ou da força. Não se calará diante de ações e discursos de ódio e preconceito. Não será a covardia da proteção do mundo virtual que nos retirará o orgulho de seguirmos como uma Tribuna Livre", conclui o diretor.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!