Diálogo virtual

Justiça de São Paulo promove mais de 8,3 mil conciliações durante epidemia

Autor

25 de novembro de 2020, 11h37

Em razão da epidemia da Covid-19, o Judiciário de São Paulo adotou um modelo virtual de conciliações e mediações para manter a prestação jurisdicional mesmo à distância. De abril a setembro, conforme dados da Corte, foram realizadas 6.765 audiências pré-processuais, 7.446 na primeira instância e 51 no segundo grau.

ConJur
ConJurJustiça de São Paulo promove mais de 8,3 mil conciliações durante epidemia

Foram obtidos, nesse mesmo período, mais de 8,3 mil acordos: 5.375 pré-processuais, 2.916 em primeiro grau e 17 em segunda instância. "Acredito que as sessões de conciliação e mediação online vieram para ficar e, em alguns aspectos, esse método facilitou bastante as coisas", disse a conciliadora Raquel Hernandes, que atua na Comarca de Assis. 

Os interessados em tentar um acordo podem fazer a solicitação online, conforme o tipo de demanda. A página www.tjsp.jus.br/conciliacao concentra todas as informações sobre mediação e conciliação, trabalho coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Confl itos e Cidadania (Nupemec).

"Percebo que, nesse período difícil que vivenciamos, as pessoas estão mais abertas a resolver seus problemas. Além disso, o mundo virtual já faz parte do nosso dia a dia e todos estão à vontade com esse formato de trabalho. Outro ponto positivo é a facilidade: é só clicar no link para entrar na sessão, não precisa pegar carro, nem enfrentar o trânsito", afirmou Raquel Hernandes.

O Tribunal de Justiça de São Paulo mantém 232 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, conhecidos como Cejuscs (um deles na segunda instância), além de mais 59 postos vinculados a essas unidades. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!