Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Autor

7 de junho de 2021, 8h27

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Reprodução
Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

8/6
14h — Brazil Tax Conference 2021 Executivos de importantes empresas, professores, membros do Carf e comunidade da advocacia irão se reunir para debater as mudanças mais recentes na legislação tributária brasileira. O evento é organizado pelo escritório Rolim, Viotti, Goulart, Cardoso Advogados em parceria com o Exchange Ideas. Gratuito e com vagas limitadas. Clique aqui para se inscrever. 

19h —  #Conectese – Grand Opening — A plataforma oferece cursos de atualização e capacitação de estudantes de Direito, advogados e gestores jurídicos para o mercado de trabalho e promove evento com a participação de Otávio CalvetVictor Linhares BastosBenedito VillelaFabiano ZavanellaClauber de AndradeGustavo GodinhoTúlio Barros e Giovani Ravagnani. Clique aqui para se inscrever.

9/6 a 25/6
9h — A proteção jurídica às pessoas transgêneras — Evento promovido pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) vai abordar temas como acesso das pessoas transgêneras à cidadania, ao trabalho e à previdência social; a proteção do direito internacional; o tratamento no sistema prisional; e os desafios para a garantia dos direitos. Clique aqui para se inscrever. 

9/6
9h30 — Tributação digital — Evento promovido pelo WFaria Advogados terá a participação de Leonardo Mazzillo e Paula Sandoval. Eles vão expor os impactos tributários nas operações, a responsabilidade dos marketplaces e o que anda acontecendo nos tribunais judiciais e administrativos. Clique aqui para se inscrever. 

18h — Desmistificando a Regulação — O novo marco do saneamento estabelece a prestação regionalizada dos serviços como alternativa ao consórcio público entre estados e municípios. A implementação desse conceito de forma eficaz e com garantia de segurança jurídica será o tema da próxima edição da série de seminários promovida pela FGV-Rio. Clique aqui para acompanhar. 

19h —  Papel do judiciário e a competência da União e dos estados durante a pandemia — O encontro contará com a participação de professores de direito, da FGV e do King's Colllege London. Os palestrantes irão discutir a intervenção do STF nas batalhas travadas pelo poder Executivo e de que forma a chamada "judicialização política" tem impactado a população brasileira no combate a crise sanitária atual. Clique aqui para se inscrever. 

10/6 e 11/6
17h — A falta de acesso à justiça no Brasil: a Emenda Constitucional nº 80 e o Estado de Coisas Inconstitucional — Entre os convidados do evento promovido pela DPU estão juristas, pesquisadores e políticos de elevada notoriedade, como o juiz colombiano Eduardo Cifuentes Muñoz, autor do precedente histórico colombiano sobre o estado de coisas inconstitucional; a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmén Lúcia; os professores Daniel Sarmento e Carlos Alexandre de Azevedo; o senador Antonio Anastasia; a senadora Rose de Freitas; e os defensores públicos Diogo Esteves, coordenador da Pesquisa Nacional da Defensoria Pública, e Jorge Pinho, assessor jurídico na DPU. Clique aqui para acompanhar. 

10/6
8h — Saúde mental e atenção psicossocial na imigração e no refúgio — O Ministério da Justiça e Segurança Pública promove o curso voltado aos profissionais da saúde. São 25 vagas para profissionais que trabalham diretamente com migrantes e refugiados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de junho, por meio de formulário eletrônico.  Clique aqui para se inscrever. 

10h — Democracia para quem não acredita — Live marca o lançamento do livro de mesmo nome de Georges Abboud, livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Direito Constitucional. O livro, voltado para o público leigo, tem um objetivo claro: convencer os descrentes da importância do regime democrático. Um dos convidados do evento é o ministro aposentado do STF, Carlos Ayres Britto. Clique aqui para acompanhar. 

18h — O misterioso desaparecimento dos meninos da Baixada Fluminense — A criança pobre e negra é mais difícil de achar? A partir desse questionamento, o Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promove seminário que discute o tema. Participam o presidente do fórum, desembargador Alcides da Fonseca Neto, o desembargador Luciano Silva Barreto, o juiz Rubens Roberto Rebello Casara, o coronel RR. Íbis Silva Pereira, o professor José Cláudio Souza Alves,  a articuladora de territórios da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), Rede de Mães e Familiares da Baixada e do movimento "Parem de nos matar", Nívia Raposo Patrícia de Oliveira da Silva, da  Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, do Núcleo de Direitos Humanos da Sub-Procuradoria de Direitos Humanos do MP-RJ. Clique aqui para se inscrever. 

14/6 a 18/6
9h — 1º congresso internacional Direito e economia política: Reflexões sobre a China contemporânea — O evento gratuito é coordenado pelo Programa de Pós-graduação em Direito Político e Econômico da Mackenzie, com sessão de Q&A com Robert Lawrence Kuhn, e seguirá com painéis entre os dias 14 e 18 de junho de 2021. Clique aqui para se inscrever. 

15/6
18h — Metodologia ágil e o papel do advogado na construção de novas tecnologias —  O Ibmec SP promove o evento com participação das professoras Marina Polli Simone Pittneràs 18h. A mediação da palestra será mediada por Icaro Araujo Leite, coordenador dos cursos de Direito e Relações Internacionais. Clique aqui para se inscrever. 

17/6
10h — 1º Laboratório internacional de criminal compliance | International criminal compliance laboratory —  O advogado Pierpaolo Cruz Bottini aborda o tema "Responsabilidade Criminal do Compliance Officer à luz do crime de lavagem de dinheiro". Clique aqui para se inscrever.

Podcast
Conversa com o Judiciário  — 
O podcast  é uma produção da Revista Justiça & Cidadania, com edição de Erika Branco e apresentação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão
Toda terça-feira, um novo episódio estará disponível trazendo diversos especialistas para debater os  principais assuntos do momento que estão no foco do Poder Judiciário. Política, economia, cidadania, tecnologia, responsabilidade social, sustentabilidade e muitas outras pautas fazem parte das conversas sobre temas que envolvem o Direito e a Justiça. Clique aqui para escutar.

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!