Publicação Inédita

ConJur lança Anuário do Ministério Público Brasil

Autor

23 de novembro de 2020, 11h01

O Ministério Público é uma das instituições mais poderosas e ativas da República brasileira. E é também uma das menos conhecidas pela população e até mesmo pelos profissionais e especialistas que integram a comunidade jurídica. O Anuário do Ministério Público Brasil 2020, publicação inédita, produzida pela equipe da revista Consultor Jurídico e publicada pela Editora ConJur, veio justamente para revelar as entranhas desta máquina portentosa.

A versão online da publicação é gratuita e pode acessada pelo app Anuário da Justiça, na App Store e na Play Store, e também pelo site anuario.conjur.com.br.

A versão impressa do Anuário do Ministério Público pode ser encontrada na Livraria ConJur.

Pela leitura de suas páginas fica-se sabendo que o Ministério Público do Brasil está estruturado em dois grandes blocos o MP da União e o MP dos Estados, cada um com atribuições e funções muito específicas mas igualmente relevantes. Fica-se sabendo também que, além de atuar junto às varas e tribunais do Judiciário, o MP tem uma atividade extrajudicial na defesa dos interesses da sociedade e da aplicação tão ou mais relevante que a atuação judicial.

Em reportagens de análise, o leitor enxerga a dimensão que o Ministério Público alcançou com a promulgação da Constituição Federal de 1988, transformando-o quase em um novo Poder da República. Também fica sabendo de que forma um promotor de Justiça ou procurador da República pode atuar e o arcabouço de leis e normas em que se baseiam para atuar.

Ao mostrar ainda o pensamento vivo de procuradores e promotores que atuam pelo pais inteiro, o Anuário do Ministério Público Brasil faz uma revelação: além do MP que aparece no noticiário da imprensa com o dedo acusador em busca da condenação, há um outro MP igualmente combativo em busca de garantir aos cidadãos os seus direitos básicos contra a força do Estado e do sistema.

A publicação traz perfis do procurador-geral da República e todos os subprocuradores-gerais da República. E, ainda, o perfil de cada um dos procuradores que chefiam as unidades do Ministério Público dos Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Conheça também cada uma das forças-tarefas do Ministério Público Federal em andamento.

Anuário do Ministério Público Brasil 2020
Versão digital: 
Gratuita, pode ser encontrada no app Anuário da Justiça e também pelo site do Anuário da Justiça (anuario.conjur.com.br)

Versão impressa: R$ 40, na Livraria ConJur (conjur.com.br/loja)
Editora ConJur
Páginas: 254

ISSN 2675-7346

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!