Consultor Jurídico

Comentários de leitores

4 comentários

PJe é o Netscape do processo eletrônico

Hans Zimmer (Assessor Técnico)

Não conheço o E-Proc do TRF/4, mas já li o estudo que mostra que a satisfação de usuários internos e externos com esse sistema é vastamente superior à (in)satisfação com o PJe, adotado largamente país afora.

Mesmo um sistema deficitário como o PJe supera o mundo neandertal dos processos físicos. Contudo, creio que a dificuldade de admitir as deficiências do PJe deva-se à vaidade (inadmissão das próprias limitações) e à falácia do "sunk costs" (já implantamos essa coisa mesmo, vamos com ela até o fim).

Seguirei com essa opinião, até que apresentem um estudo que diga que o PJe tem custo/benefício superior às alternativas.

Opinião

Thiago Correa David (Outros)

Discordo da unificação.
Com os sistemas descentralizados ganhamos em segurança e personificação.
Com diversos sistemas temos condições melhores de atender as diferentes realidades espalhadas no país e ganhamos na segurança da dificuldade que seria um possível ataque coordenado a todos os sistemas judiciais (se fosse um sistema só, um ataque único teria condições de colocar todo o Brasil de refém).
É necessário sim, garantir que todos estes sistemas tenham capacidade de conversar entre si de forma a garantir que os dados necessários transitem de forma tranquila e não burocrática entre as federações.

Não é possível.

Tarquinio (Advogado Autônomo - Empresarial)

Com toda certeza o senhor não é advogado com atuação em mais de um Estado da Federação.

É preciso unificar os sistemas judiciais eletrônicos

Renato Adv. (Advogado Autônomo - Civil)

Opinião
É preciso unificar os sistemas judiciais eletrônicos. = = = Não dá Para Determinar ou Saber as ou das Razões que a Justiça Federal Insista no PJe, que não ajuda e não facilita em nada o deslinde dos processos.
Realmente, não dá para entender porque teimosamente em manter esse sistema. Parece Ser, que o Sucesso do e-SAJ, Especialmente o do TJ.SP, parece ferir susceptibilidades dos responsáveis do PJe, que parece ser bastante difícil reconhecer de forma técnica a qualidade do e-SAJ e adotá-lo em todos os Tribunais. Coragem senhores, ponha o orgulho pessoal de lado e tome a Iniciativa em adotar o e-SAJ. Saudações.

Comentar

Comentários encerrados em 28/11/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.