Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede nos próximos dias:

17/11
9h — VIII fórum jurídico de Lisboa —  23º congresso internacional de Direito Constitucional  — Evento acontece do dia 17 ao dia 19 e tem a coordenação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e de Carlos Blanco de Morais (professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa). Clique aqui para se inscrever.

10h — 1º laboratório internacional do ComplianceLab   Pierpaolo Cruz Bottini fará parte do painel "Transformação do Judiciário em ator político", que integra a programação do evento que tem como objetivo unir a teoria e a experiência desses profissionais, de modo a levar até os espectadores, de forma prática e interativa, o que há de mais moderno e sofisticado na área. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Desafios da Advocacia Pública — A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape) promove, nos dias 17 e 18 de novembro, o 46º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF. Com mediação do presidente da Anape, Vicente Braga, a abertura do Congresso contará com a participação do ex-presidente Michel Temer e do professor de Direito da Faculdade de Lisboa Carlos Blanco de Morais. Clique aqui para acompanhar. 

13h —  1º webinário internacional Basil-União Europeia: justiça e políticas de proteção socioambiental —  O evento contará com as presenças do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybánez, e do deputado coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Clique aqui para acompanhar. 

15h — LGPD e suas implicações na área trabalhista — O encontro virtual trará Analu Greich, advogada trabalhista especialista em compliance e Direito Digital e o juiz federal do Marlos Melek, um dos autores da reforma trabalhista. Clique aqui para se inscrever.

16h —  Geopolítica da intervenção – a verdadeira história da "lava jato" — Evento promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros marca lançamento do livro homônimo de autoria do advogado criminalista Fernando Augusto Fernandes. Após a apresentação da obra, os juristas Lenio Streck e Geraldo Prado farão palestras, que serão seguidas de debates mediados pela diretora de Biblioteca do IAB, Márcia Dinis. Clique aqui para acompanhar. 

19h30 — Precatórios: visão geral, temas atuais e aspectos controvertidos — Live promovida pela Uninove aborda o tema com mediação do magistrado Rodrigo Capez, e contará com a presença do conselheiro Luiz Fernando Tomasi Keppen, do CNJ, presidente do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec); do desembargador Wanderley José Federighi, coordenador da diretoria de execuções de precatórios e cálculos (Depre) do TJ-SP, e de Rafael Campos Soares da Fonseca, analista Judiciário do STF, assessor de ministro, e que também atuou no Núcleo de Repercussão Geral da Presidência do Tribunal. Clique aqui para se inscrever. 

18/11
10h30 — SUS: 30 anos de lutas e desafios — Membros da Comissão de Direito Médico, Saúde e Bioética do Instituto dos AdvogaBrasileiros (IAB) debatem o tema no evento que também terá a participação da presidente da entidade, Rita Cortez. Clique aqui para acompanhar. 

13h — Violência policial e racismo — Para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20, o subcomitê de afrodescendentes da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) faz um webinar especial com professor  Thiago Amparo. Considerado um dos mais importantes pensadores sobre as questões raciais no Brasil, Amparo é professor da FGV Direito SP e da FGV Relações Internacionais e participará do debate com os sócios Anderson dos Santos AraújoJonathan Araújo da Silva e Gláucia Alves de Arruda. A mediação será da jornalista e presidente do subcomitê de afrodescendentes, Santamaria SilveiraClique aqui para acompanhar.

14h — Teletrabalho — Webinar liderado pela Comissão de Assuntos Jurídicos da CCBC tem o objetivo de abordar o passo a passo acerca das regras atuais do teletrabalho, evidenciando para empresas canadenses os mecanismos de contratação de profissionais brasileiros através desse meio e abordando os aspectos da LGPD em razão do contrato de trabalho. Clique aqui para se inscrever.

18h — Direito de greve dos atletas — O especialista em direito desportivo e sócio do Bosisio Advogados, João Marcos Guimarães Siqueira, e o diretor do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo e professor dos cursos de pós-graduação da FMU e Unicid, Vagner Patini Martins, serão os palestrantes do painel. O evento é organizado pela Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) e será transmitido nas redes oficiais da instituição. Clique aqui para acompanhar. 

19/11
14h —  Crises da democracia — O projeto "Quintas Filosóficas", iniciativa do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados, promove debate virtual sobre o tema. O evento será conduzido por Belisário dos Santos Júnior, sócio fundador do escritório e ex-secretário de Justiça do Estado de São Paulo, e terá a participação do cientista político e diretor da Fundação Fernando Henrique Cardoso, Sergio Fausto. Clique aqui para acompanhar. 

16h — Processo Civil com foco em processos previdenciários — Evento promovido pela AASP terá a participação de Andressa Ruiz Cereto, Artur Barreto e André Luiz Marques (moderador).  O webinar foi especialmente desenvolvido para estudar a aplicação das melhores práticas processuais civis em processos judiciais previdenciários e visa proporcionar ao advogado previdenciarista o conhecimento e manejo das melhores técnicas e estratégias processuais perante os Tribunais Superiores. Clique aqui para se inscrever. 

20/11
16h — Marco Legal das Startups: o empreendedorismo e a inovação em pauta — Promovido por TozziniFreire Advogados, o webinar terá abertura de Vinícius Poit, deputado federal e relator do Marco Legal das Startups.  O painel "Perspectivas e Expectativas" contará com a participação de Vitor Magnani, da ABO2O e Fecomercio-SP; Maria Rita Bueno, da Anjos do Brasil; Victor Fonseca, de TozziniFreire Advogados; e Humberto Matsuda, da ABVCAP. Já  o painel "Qual o Conteúdo do Marco Legal?" encerra a programação com Afonso Belice, assessor legislativo do relator do Marco Legal das Startups, além de Jerry LeversGabriela LimaMaria Bofill e Claudio TimmClique aqui para se inscrever.

4/12
10h — Constitucionalismo global em situações de crise: confronto entre Itália e Brasil — A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) promove aula magna com o professor emérito de Filosofia do Direito da Universidade de Roma, Luigi Ferrajoli. Clique aqui para acompanhar.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 17 de novembro de 2020, 8h19

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 25/11/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.