Eleição 2020

TSE diz que lentidão na soma dos votos está atrasando a divulgação

Autor

15 de novembro de 2020, 19h47

O Tribunal Superior Eleitoral informou, neste domingo (15/11), que o atraso para a divulgação dos resultados da apuração se deve a uma lentidão no processo de soma dos votos.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente e vice do TSE, ministros Barroso e Fachin, em entrevista coletiva neste domingo

Em nota, o tribunal explica que os dados "estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto".

Segundo a corte eleitoral, o problema está sendo resolvido pelos técnicos. "Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã", complementa.

E-Titulo
Mais cedo, Barroso informou que foi registrada instabilidade no e-Título, mas o problema se deve à quantidade de eleitores que deixaram para baixar o aplicativo de celular em cima da hora. O ministro disse que, apesar da sobrecarga, o aplicativo “está funcionando adequadamente”.

Sobre algumas notícias divulgadas de que teria havido vazamento de dados de funcionários do tribunal, Barroso informou que o caso está sendo apurado. E adiantou que as notícias não têm relação com a tentativa de ataque bloqueada pela área de TI neste domingo. "Possivelmente, trata-se de coisa antiga, ocorrida antes de o TSE reforçar os seus sistemas". 

"Há informação na imprensa de que teria havido um ataque com vazamento de informações sobre os servidores. Nada ocorreu hoje, nem tampouco nos últimos dias relativamente a ataques", afirmou em coletiva de imprensa.

Conforme o último boletim divulgado pelo TSE, 55 candidatos foram presos neste domingo e 3,3 mil urnas substituídas.

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!