Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede nos próximos dias:

12/11
9h — Congresso de Direito Civil  — Evento acontece hoje e amanhã e terá a participação de Paulo de Tarso Sanseverino (ministro do STJ), Ricardo Costa (juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal), João Nuno Calvão da Silva (vice-reitor da Universidade de Coimbra), Esther Torrelles Torrea (professora da Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, Espanha), Io Cheng Tong (diretor e professor catedrático da Faculdade de Direito de Macau na China), Saba da Silva (professor catedrático e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Goa, ĺndia) e Cláudia Lima Marques (pós-doutora pela Universidade de Heidelberg e professora titular da UFRGS). Clique aqui para se inscrever. 

9h15 — Propostas de reforma tributária — As propostas de reforma tributária contidas nas PECs 45/2019, do deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), e 110/2019, da autoria de vários senadores, serão discutidas no webinar "Competência tributária em crise", do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Clique aqui para acompanhar. 

10h —  Leituras clássicas do Direito Tributário —  Carlos Alexandre de Azevedo Campos (mestre e doutor em Direito Público pela Uerj) e Wagner Pedro Adamy (professor da PUC-RS e presidente do IET) discutem a obra de Adam Smith e Adolph Wagner. A moderação fica a cargo de Rafhael Frattari. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Reforma da Lei de Direitos Autorais (LDA) — No contexto da pesquisa, participam dos debates Aline Iramina, doutoranda em Direito e pesquisadora da Universidade de Glasgow e da UnB; e André Houang, pesquisador do InternetLab e coordenador da Reforma da Lei de Direitos Autorais do Creative Commons Brasil. A moderação será de Victor Doering, líder de projeto do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Clique aqui para se inscrever.

10h — Impacto da LGPD no Cebas — O escritório Covac Sociedade de Advogados promove o seminário on-line sobre os “Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na seleção de bolsista Cebas”. A equipe de advogados especializados na LGPD irá falar sobre o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência, que comprova a condição de entidade filantrópica, diante da LGPD — que entrou em vigência em setembro deste ano. Clique aqui para acompanhar.

11h — 15 anos de análise da advocacia brasileira — Live promovida pela Análise Editorial aborda a transformação do mercado e o que virá na próxima edição do anuário Análise Advocacia. Clique aqui para acompanhar. 

17h —  Live com o comandante Leal Pujol: A visão estratégica do Exército — O comandante do Exército participa de conversa com os ex-ministros Raul Jungmann e general Sergio Etchegoyen, respectivamente presidente executivo e presidente do Conselho de Administração do IREE Defesa & Segurança (ID&S). Clique aqui para acompanhar.

17h — 2º Congresso de Direito Tributário da OAB-SP — O advogado tributarista Fábio Calcini, do Brasil Salomão e Matthes Advocacia, participa do evento online. Vai abordar questões previdenciárias no agronegócio. O evento é gratuito e aberto ao público. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Papel das agências reguladoras diante da Covid-19 — Evento reunirá reguladores, membros da academia e agentes de mercado para debater a atuação das agências reguladoras diante da pandemia. No encontro, será feita a entrega do 3º Prêmio FGV Direito Rio — Melhores Práticas em Regulação. Clique aqui para se inscrever.

18h — Peluso debate prisão após condenação em 2ª instância  —  A RedeJur (Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial) promove uma live com o ex-presidente e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Cezar Peluso, para debater a prisão após condenação em segunda instância. A mediação será do advogado criminalista Carlo Luchione, fundador do escritório Luchione Advogados. Clique aqui para acompanhar. 

13/11
13h — Candidatas em jogo  — A Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA) da FGV Direito SP lança o livro homônimo e apresenta informações de pesquisa que identificou regras formais e informais do jogo político-eleitoral que impactam na inserção de mulheres na política institucional no país. Clique aqui para se inscrever. 

17h —  Fake news e a defesa da democracia — A AASP e o Instituto Victor Nunes Leal (IVNL) promovem o evento que terá a participação dos ministros Luís Roberto Barroso (STF e presidente do TSE) e Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ). O evento também terá a participação de Ana Frazão (IVNL); Pedro Gordilho (IVNL) e Renato Cury (presidente da AASP). A coordenação geral e Lúcia Peluso. Clique aqui para se inscrever.

17h — Temas de Direito Constitucional e de defesa do estado democrático — O papel do advogado e a proteção aos estrangeiros em tempos de crise sanitária estão entre os assuntos que serão discutidos no webinar sobre ‘Temas de Direito Constitucional e de defesa do estado democrático’ do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Clique aqui para acompanhar. 

17/11
9h — VIII fórum jurídico de Lisboa —  23º congresso internacional de Direito Constitucional  — Evento acontece do dia 17 ao dia 19 e tem a coordenação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e de Carlos Blanco de Morais (professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa). Clique aqui para se inscrever.

13h —  1º webinário internacional Basil-União Europeia: justiça e políticas de proteção socioambiental —  O evento contará com as presenças do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybánez, e do deputado coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Clique aqui para acompanhar. 

18/11

13h — Violência policial e racismo — Para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20, o subcomitê de afrodescendentes da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) faz um webinar especial com professor  Thiago Amparo. Considerado um dos mais importantes pensadores sobre as questões raciais no Brasil, Amparo é professor da FGV Direito SP e da FGV Relações Internacionais e participará do debate com os sócios Anderson dos Santos AraújoJonathan Araújo da Silva e Gláucia Alves de Arruda. A mediação será da jornalista e presidente do subcomitê de afrodescendentes, Santamaria SilveiraClique aqui para acompanhar.

14h — Teletrabalho — Webinar liderado pela Comissão de Assuntos Jurídicos da CCBC tem o objetivo de abordar o passo a passo acerca das regras atuais do teletrabalho, evidenciando para empresas canadenses os mecanismos de contratação de profissionais brasileiros através desse meio e abordando os aspectos da LGPD em razão do contrato de trabalho. Clique aqui para se inscrever.

20/11
16h — Marco Legal das Startups: o empreendedorismo e a inovação em pauta — Promovido por TozziniFreire Advogados, o webinar terá abertura de Vinícius Poit, deputado federal e relator do Marco Legal das Startups.  O painel "Perspectivas e Expectativas" contará com a participação de Vitor Magnani, da ABO2O e Fecomercio-SP; Maria Rita Bueno, da Anjos do Brasil; Victor Fonseca, de TozziniFreire Advogados; e Humberto Matsuda, da ABVCAP. Já  o painel "Qual o Conteúdo do Marco Legal?" encerra a programação com Afonso Belice, assessor legislativo do relator do Marco Legal das Startups, além de Jerry LeversGabriela LimaMaria Bofill e Claudio TimmClique aqui para se inscrever.

 




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 12 de novembro de 2020, 8h42

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 20/11/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.