direito privado em debate

Congresso de Direito Civil reúne juristas de diversos países

Autor

11 de novembro de 2020, 17h57

Nesta quinta (12) e sexta-feira (13/11) acontece o 8º Congresso Intercontinental de Direito Civil, um dos maiores eventos do ramo privado do mundo. Em formato online, juristas de diversos países, como Brasil, Uruguai, Portugal, Espanha, Angola, China, Índia e São Tomé e Príncipe, debatem temas relacionados ao Direito Civil contemporâneo.

Divulgação
Divulgação

O congresso apresenta palestras e mesas de debates entre os participantes. A abertura tem como tema "Uma visão comparada do Direito em Portugal, Brasil e China", e conta com a participação de Roger Silva Aguiar (presidente da Academia Brasileira de Direito Civil), António Pinto Monteiro (professor catedrático da Faculdade de Direito Universidade de Coimbra, Portugal) e Io Cheng Tong (diretor e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, China).

As demais mesas e palestram abordam responsabilidade civil, Direito Civil Comparado, Direito dos Seguros, Direito de Família, Direito do Consumidor, Direitos de Personalidade etc. A programação completa pode ser conferida aqui.

O evento também contará com nomes como Paulo de Tarso Sanseverino (ministro do STJ), Ricardo Costa (juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal), João Nuno Calvão da Silva (vice-reitor da Universidade de Coimbra), Esther Torrelles Torrea (professora da Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, Espanha), Saba da Silva (professor catedrático e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Goa, ĺndia), Cláudia Lima Marques (pós-doutora pela Universidade de Heidelberg e professora titular da UFRGS), dentre outros.

O diretor de Relações Internacionais da Academia Brasileira de Direito Civil, Thiago Junqueira, diz que a edição deste ano é especial: "Tendo em vista as facilidades oriundas da edição do Congresso deste ano ser online, estamos podendo contar com a participação de grandes nomes do Direito Privado de nove países e quatro continentes". "A expectativa é que consigamos não apenas manter o sucesso das edições anteriores, mas ampliá-lo."

O congresso é realizado pela Academia Brasileira de Direito Civil e o Grupo Notorium em parceria com a Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra e o Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!