Ausência de indícios

Órgão Especial do TJ-SP arquiva representação criminal contra Henrique Meirelles

Autor

10 de novembro de 2020, 13h52

Não há que se falar em crime de desobediência quando há previsão de sanção de natureza civil, processual civil ou administrativa. Com esse entendimento, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o arquivamento de uma representação por crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal, contra o Secretário da Fazenda Henrique Meirelles.

José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência BrasilÓrgão Especial do TJ-SP arquiva representação contra Henrique Meirelles

A representação foi apresentada pelo juízo da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, em decorrência de um mandado de segurança em que a Secretaria da Fazenda foi condenada a efetuar o imediato pagamento de um crédito acumulado de ICMS de uma empresa de exportação. Como a sentença foi proferida em abril e, até o momento, não houve cumprimento da ordem, a Procuradoria-Geral de Justiça foi acionada.

A PGJ, no entanto, não encontrou elementos de convicção que justificassem a responsabilização criminal de Meirelles e propôs o arquivamento do feito, o que foi acolhido por unanimidade pelo Órgão Especial. O relator do caso foi o desembargador Francisco Casconi, que acolheu o parecer da Procuradoria.

"Sereno o entendimento jurisprudencial no sentido de que, tratando-se de ação penal originária no tribunal, o pleito de arquivamento formulado pela D. Procuradoria-Geral de Justiça, fundado na ausência de indícios de autoria e materialidade, é irrecusável, não se lhe aplicando o artigo 28 do Código de Processo Penal", afirmou.

Processo 2240779-81.2020.8.26.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!