Consultor Jurídico

2ª Turma

Nunes Marques participa de 1ª sessão de julgamento como ministro do STF

Por 

O ministro Kassio Nunes Marques participou, nesta terça-feira (10/11), de sua primeira sessão de julgamento como integrante do Supremo Tribunal Federal. Empossado na quinta-feira (5/11) passada, ele iniciou os trabalhos na 2ª Turma, onde foi saudade pelos colegas.

Ministro Nunes Marques "estreia" no STF
Reprodução

A introdução do novo membro do colegiado foi feito pelo presidente da turma, ministro Gilmar Mendes, que rememorou a trajetória profissional de Nunes Marques e desejou votos de sabedoria, proteção e prudência. Os demais ministros também deram as boas vindas.

"Quero dizer da minha felicidade de integrar não só o Supremo Tribunal Federal, mas a 2ª Turma, que coincidente foram as pessoas que, na fase inicial, demonstraram carinho pela indicação do meu nome, com grande acolhimento. É uma feliz coincidência", destacou Nunes Marques, ao se manifestar.

"Vossas excelências terão a oportunidade de perceber que falo muito pouco. Não sou fã da minha própria voz, mas sou fã do poder de síntese. Queria apenas registrar felicidade pelas menções e pela forma carinhosa com que fui recebido", apontou o ministro estreante.

O ministro Ricardo Lewandowski desejou as boas vindas a Nunes Marques ao relembrar que já era admirador do trabalho do magistrado pelo trato e cortesia com que trata pares e subalternos, e pelo "elevado espírito público e saber jurídico com que desempenha o mister tanto do magistério quanto da magistratura".

A ministra Cármen Lúcia seguiu desejando toda felicidade neste novo período da vida pública. "Pela sua história e pelo empenho, honrará mais uma vez o cargo que ocupa, como tem horando todos os outros que exerceu", destacou.

"Seja bem vindo. Saúdo-o como acadêmico, como magistrado e desejo a vossa excelência pleno êxito no exercício da alta magistratura constitucional do Brasil", concluiu o ministro Luiz Edson Fachin. O subprocurador-geral da República em atuação na 2ª Turma, Wagner Natal, complementou os cumprimentos pela estreia do ministro Nunes Marques.

Clique aqui para ler o discurso do presidente da turma




Topo da página

 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 10 de novembro de 2020, 16h28

Comentários de leitores

4 comentários

Em prol do direto posto

JCCM (Outros)

Ministro, meu humilde e sincero desejo de que Vossa Excelência tenha a coragem de não se afastar da missão primeira da Corte Constitucional de zelar e guardar o devido respeito ao direito posto, sem se deixar corromper pelo egocentrismo ou clamor público.

Aquele que busca na justiça eventual solução de um conflito não espera a ação de juízes ditos proativos. Exatamente ao contrário, busca o cumprimento das balizas que o Congresso Nacional, eleito pelo voto soberano do povo, legou ao cabedal jurídico.

Não se trata de ser a favor ou contra o combate da corrupção ou da malfadada lavajato e sim de ter a segurança na prestação jurisdicional.

SIMPLES ASSIM

Min. Kassio

Arieleletrica (Engenheiro)

01min32s para dar início a retribuição. Juntou-se ao grupo que trabalha contra a Lava Jato.

Irretorquível indicação!

Márcio Archanjo Ferreira Duarte (Advogado Assalariado - Empresarial)

Ministro Kassio Marques, Magistrado justíssimo e corajoso! Expulsa a política e o aparelhamento do superior espaço de Justiça e cessa as covardias estatais por onde passa! O eg. STF estava precisando de mais um como ele!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 18/11/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.