Consultor Jurídico

Efeitos do coronavírus

Artigo publicado pelo Washington Post pede impeachment de Bolsonaro

Por 

Um artigo que pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, assinado pela professora Rosana Pinheiro-Machado, do Departamento de Ciência Política da Universidade de Bath, no Reino Unido, ganhou espaço na Seção de "Opiniões Globais" do Washington Post, um dos mais prestigiados jornais dos Estados Unidos, em sua edição de domingo (29/3).

Campanha oficial do Planalto contraria recomendações sanitárias
Secom

A professora afirmou que Bolsonaro precisa ser removido do cargo porque já "demonstrou uma incapacidade alarmante de governar o país", ao minimizar a pandemia de coronavírus e "minar os esforços para proteger e salvar vidas". Ela disse que "o comportamento irresponsável e desagregador [do presidente] jogou o Brasil em uma crise profunda".

Nos últimos dias, Bolsonaro contrariou seus próprios especialistas em saúde, chamando os sintomas da Covid-19 de "gripezinha" e as sugestões de isolamento social de "confinamento em massa", ela escreveu.

Ele deu a ideia de que o coronavírus é uma enganação da mídia, que vem criando sensação de medo.  "Em 24 de março, ele disse que esse é o perfeito cenário usado pela mídia para disseminar histeria".

O presidente também compareceu a atos públicos e apertou mãos de seus aliados, sendo "criticado por encorajar grandes reuniões de pessoas". Ele também sugeriu a seus seguidores, pela mídia social e canais oficiais, que fizessem uma demonstração de apoio a seu governo, ela diz.

"Assim, ele ignorou recomendações para praticar distanciamento social, depois que membros de seu próprio governo foram diagnosticados com coronavírus", ela escreveu. Enquanto as autoridades médicas estão pedindo à população para ficar em casa, ele está pregando a volta à normalidade e ao trabalho.

Ela adverte que a disseminação do coronavírus pode provocar o colapso do sistema de saúde do Brasil.

Para a professora, "está claro que Bolsonaro abandonou seu dever de proteger a população". Os brasileiros "estão sentindo muita ansiedade e não suportam mais essa falta de liderança". Ela informou aos leitores internacionais que a população está protestando por meio de "panelaços" e já há um apoio majoritário ao impeachment do presidente.




Topo da página

 é correspondente da revista Consultor Jurídico nos Estados Unidos.

Revista Consultor Jurídico, 30 de março de 2020, 21h14

Comentários de leitores

11 comentários

Nota da Redação - comentário ofensivo Comentário editado

Júlio M Guimarães (Bacharel - Trabalhista)

Comentário ofensivo removido por violar a política do site.

Quem é essa aí? Uma especialista em quê?

Walsfor de Souza - Advogado (Advogado Autônomo - Civil)

Impressionante como tem gente que dá atenção a bobagens como em artigos desta natureza e, pior, sem nenhuma base científica. O que denota que a tendenciosidade esquerdopata é contagiante e importante para alguns.
Sem delongas, seria bom que editores levianos deixassem de lucubrar e passassem a trazer fatos para os seus informativos, tais como os dados neste: https://brasilsemmedo.com/como-prevenir-os-danos-psicologicos-causados-pela-quarentena/?fbclid=IwAR0SkZ8P3Vla_AefwQJTWAIR9ir6hdcWO9D0EvLslKyNn-Y9797dFcpWSJw
>Ou o novel entendimento deste energúmeno presidente da OMS: https://www.oantagonista.com/mundo/governos-tem-que-levar-populacao-pobre-em-conta-diz-chefe-da-oms-sobre-lockdown/?fbclid=IwAR0SvIc9fLJNu27phWnaHXG4mpEqZRfleDOICQvq3bp4JMiPUDnsZ1tzzus

Meus parabéns à professora e ao jornal wp

DAGOBERTO LOUREIRO - ADVOGADO E PROFESSOR (Advogado Autônomo)

Quero parabenizar a professora por ter enviado essa carta a um jornal prestigioso como o WP, assim como parabenizar este importante órgão de imprensa por ter publicado a pedido de impeachment do sacripantas que ocupa o cargo de presidente da Nação. Tenho dúvidas de que a comprometida imprensa brasileira publicasse um texto desses.
O mundo há muito tempo é uma aldeia global: sabe-se aqui de tudo que ocorre lá fora, assim como eles também sabem de nossos problemas e mazelas. Basta ver a reação mundial contra os pronunciamentos deletérios dessa triste figura contra o confinamento da população para conter a propagação do vírus fatídico.
Não penso que um brasileiro no Exterior, seja para trabalhar, seja mesmo para morar, não esteja informado do que está ocorrendo no Brasil, pois nossos conterrâneos forçosamente tem parentes por aqui e recebem informações atualizadas sobre a nossa realidade. E basta ler os comentários jornalísticos na Internet, mais não fosse.
Demais disso, os brasileiros que vivem no estrangeiro honram a nossa Pátria trabalhando dignamente e sobrevivendo de forma altiva e digna, mantendo seus laços afetivos e de cidadania com o nosso País.
Da minha parte, subscreveria, como subscrevo, qualquer pedido de afastamento desse presidente, que notoriamente não tem as mínimas condições de permanecer no cargo para o qual foi eleito em cima de um equívoco, que foi a suposta facada, assim como permaneceu longe dos debates, sem plano de governo e sem revelar sua ardente admiração por infames torturadores da ditadura.

Congratulações !

Judas Tadeu Soares (Outros)

CONGRATULAÇÕES meu amigo pelo excelente texto ! FOSTES BRILHANTE !!!!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/04/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.