É empresa pública

TJ de São Paulo reafirma impenhorabilidade do patrimônio da Dersa

Autor

29 de março de 2020, 12h41

As empresas públicas prestadoras de serviços, que não exercem atividade econômica, têm direito a concessão dos mesmos benefícios e garantias atinentes às fazendas públicas.

Reprodução
ReproduçãoDesembargadores reafirmaram que Dersa presta serviço público de natureza não concorrencial

Assim entendeu a 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao reformar decisão e reconhecer a impenhorabilidade do patrimônio da Dersa, empresa pública paulista de estradas.

O colegiado concordou, por unanimidade, que a Dersa presta serviço público de natureza não concorrencial e, portanto, seus débitos devem ser pagos pelo regime de precatórios.  

O agravo foi interposto contra decisão que rejeitou a impugnação ao cumprimento de sentença; alegava-se equiparação à Fazenda Pública e prescrição da cobrança dos valores executados. 

Para a defesa, trata-se de sociedade de economia mista que presta serviço público e que recentemente foi transformada em empresa pública. Por isso, sustentou pela inadequação do juízo sobre a obrigação de "pagar coisa certa por pessoa jurídica de direito público". Atuou no caso o escritório Kuntz Advocacia.

Ao analisar os autos, o relator, desembargador Bandeira Lins, apontou precedentes e afirmou que a Dersa é uma "entidade que presta serviço público, com atuação própria do Estado, em caráter de exclusividade, não atuando no regime de livre concorrência e não visando ao lucro, isto é, não possui o fim precípuo de acúmulo de riquezas".

Em 2018, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, já havia determinado a suspensão de decisão que determinou a penhora de valores da Dersa. O ministro entendeu que a medida afrontou a decisão do STF tomada na arguição de descumprimento de preceito Fundamental 387.

Na ocasião, a Corte entendeu ser aplicável o regime de precatórios às sociedades de economia mista prestadoras de serviço público próprio do Estado e de natureza não concorrencial.

Clique aqui para ler o acórdão
2272298-11.2019.8.26.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!