Consultor Jurídico

Cultura autoritária

"O autoritarismo é um vírus presente na sociedade brasileira", diz Santa Cruz

Retornar ao texto

Comentários de leitores

13 comentários

Oab -palanque politico

Carmino - PPM ADVOGADOS (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

O que vemos na atual gestão do ilustre desconhecido presidente da OAB, é que ele usa o prestigio da instituição para fazer disputas politicas com o atual governo Federal. está na hora de ocorrerem eleições direitas para o Conselho Federal da OAB.
Todavia, o que vemos Brasil a fora é uma classe sendo aos poucos desacreditada e jogada ao ralo, sendo diários os casos de violação às prerrogativas, sendo apenas garantido um silencioso desagravo, que nenhuma consequência tem para a autoridade que viola as prerrogativas.
Por exemplo, durante a crise do coronavirus, com os tribunais de todo o pais estão fechados, sendo que os salários dos servidores estão todos garantidos - não sendo este, inclusive, o escopo do cometário - não se verifica do presidente da OAB qualquer ação para enfrentamento da situação dramática que se encontram milhares de advogados autônomos pelo pais, porém, todos os dias sai uma nota do da OAB - que não me representa, no particular - contestando o presidente da república.
Com efeito, está na hora da OAB olhar para quem a mantem às duras penas, que são os milhares de advogados que passam por dificuldades no momento, os quais diferentemente das grandes bancas com contratos milionários com a Petrobras, da qual o presidente é dono, sofrem com o descaso da instituição que deveria zelar por seus inscritos.

Transparência

O JR (Advogado Autônomo)

Os comentaristas maledicentes e predadores da OAB seriam capazes da honestidade de informarem em que Faculdade de Direito se “formaram ” e quantos exames de Ordem prestaram?
Coragem, Apedeutas!

Sou Criminalista, não sou ideologista.

sim, (Advogado Autônomo - Criminal)

Um absurdo o que a OAB faz com os Advogados. Até quando?????. há de surgir um "cabra" valente nessa "guerra" de humilhação: fim da anuidade; fiscalização pelo TCU; efetividade da ISONOMIA; eleições diretas (1 advogado um voto).

Ativismo judicial

Rinaldo Maciel de Freitas (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

O ativismo judicial também é um risco. Felipe Santa Cruz não me representa!

Qual p medo da OAB prestar contas ao Egrégio TCU?

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos escritor jurista e abolicionista contemporâneo Brasília DF. Assegura a Constituição ART.5-XIII E LIVRE O EXERCÍCIO PROFISSIONALIZANTE DE QUALQUER TRABALHO. Quem forma em Medicina é médico; é médico em engenharia é engenheiro; em arquitetura é arquiteto; em psicologia é psicológico; e por quê quem forma em direito vira escravo da OAB? A lei n. 13.270/16 determinou às universidades e as IES emitirem DIPLOMA DE MÉDICO vedada a expressão Bacharel em Medicina. Então senhores mercenários se todos são iguais perante a lei, os 400 mil CATIVOS ou escravos contemporâneo da OAB devidamente qualificados pelo Estado MEC jogados ao banimento num verdadeiro desrespeito à dignidade da pessoa humana exigem urgente tratamento igualitário:DIPLOMA DE ADVOGADO VEDADA A EXPRESSÃO BACHAREL EM DIREITO. Se para ser advogado OAB usurpa vergonhosamente papel do Estado MEC para impor sua máquina de triturar sonhos e diplomas gerando fome desemprego, agora para OCUPAR VAGAS MOS TRIBUNAIS SUPERIORES, OAB utiliza de LISTAS APADRINHADOS via o chamado Quinto dos apadrinhados? Até agora OAB já abocanhou extorquindo com altas taxas de inscrições e reprovações em massa mais de UM BILHÃO DE REAIS sem nenhuma transparência sem nenhuma transparência sem nenhum retorno social sem, sem nenhuma transparência sem nenhum retorno social sem prestar contas ao Egrégio TCU. Ora se todos os Conselhos de Fiscalização da são obrigados a prestar contas ao Egrégio TCU, por quê não OAB? Qual o medo dos mercenários da OAB abrir a caixa preta da OAB? "PRIVILÉGIOS EXISTEM NA MONARQUIA E NAO NAO NA REPUBLICA "
Claro quem lucra com o trabalho análogo à de escravos a escravidão moderna da OAB não tem nenhum interesse em abolir o trabalho análogo à de escravos a escravidão moderna .

Dilúvio de bacharéis.

Rinaldo Maciel de Freitas (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

Quem forma em direito é um nada e fica na dependência da OAB.

Perde ótima oportunid. de abolir o trabalho.analogo escravo

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos escritor jurista e abolicionista contemporâneo. O Sr.bastonario da OAB perdeu uma ótima oportunidade de anunciar o fim o trabalho análogo à de escravos a escravidão moderna da OAB ao invés de depreciar os cursos jurídicos para enriquecer essas guilda extorquindo com altas taxas de inscrições e reprovações em massa.Essa EXCRESCÊNCIA o pernicioso fraudulento concupiscente famigerado caca-níqueis exame da OAB perdeu de vez a credibilidade depois que OABFGV serem FLAGRADAS no último EXAME caça níqueis
PLAGIAN vergonhosamente questões de outra Banca examinadora para FERRAR ainda mais seus CATIVOS e aumentar o lucro da OAB. Criam se dificuldades para colher facilidade de escravos a escravidão, triturando sonhos e diplomas gerando fome desemprego depressão síndrome do pânico, síndrome de Estocolmo e outras comorbidades diagnósticas doenças psicossociais e outras comorbidades diagnósticas uma chaga social que envergonha o país dos desempregados que envergonha o país dos desempregados e dos aproveitadores que lucram praticando o desemprego o trabalho análogo à de escravos a escravidão moderna. Avaliação do ensino é papel do Estado MEC e não de sindicatos. O Brasil último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdades de descaso e de desigualdade, de descaso. Darcy Ribeiro. A escravidão foi a abolida há 131 anos mas até hoje as pessoas são tratadas como coisas para delas tirarem proveitos e econômicos. Segundo o Egrégio STF "Reduzir alguém a condição análogo à de escravos fere acima de tudo, o princípio da dignidade humana, despojando-o de todos os valores ético-sócias , transformando-p em rés, no sentido concebido pelos romanos".FIM DA ESCRAVI

Só olha para umbigo

Glaucio Manoel de Lima Barbosa (Advogado Assalariado - Empresarial)

O Sr. Felipe Santa Cruz defende as ideias dele sem olhar para a classe. Ele ao invés de bradar deve procurar ser Presidente do órgão de Classe da Venezuela, Cuba, Russia e China de Xi Jinping.
Onde é notório que nesses países a democracia é uma palavra é um fantoche e a verdade é a execução de cidadão.

OAB quer é esmagar pequenos escritórios de advocacia

analucia (Bacharel - Família)

OAB quer é esmagar pequenos escritórios de advocacia para evitar a concorrência com os que mandam na OAB e têm mercados assegurados pela regra atual. Por isso, apoiam a Defensoria e nada fazem contra os abusos da Defensoria, ou seja, torcem para que a Defensoria sufoque os pequenos escritórios de advocacia.

Piada e de péssimo gosto

Merrcio (Policial Militar)

Piada mesmo ver o presidente da OAB esperar dos outros aquilo que OAB nunca teve, não tem e por muito tempo não terá: Democracia, ética, transparência e coragem para se assumir como ente público ou privado. Sem dizer a grande dificuldade para cumprir decisões judiciais. Só rindo mesmo dessa entrevista e das perguntas feitas e esse cidadão. Quando a OAB estiver sob auditoria de todos os órgãos de fiscalização do Estado brasileiro, poderá falar alguma coisa de cabeça erguida. Até lá, será apenas mais um carrapato no Estado brasileiro.
Obs: A OAB já pagou a multa por descumprir a últtima decisão desfavorável que teve?

OAB

O IDEÓLOGO (Cartorário)

A maior ditadura é da OAB, cujo presidente é eleito, de forma indireta.
É uma instituição que exige Democracia de outras, e do próprio Estado, mas não a pratica.
Apoiou, sem condições, o "Ancien Règime Militaire", através do antecessor do presidente Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky, o Senhor Povina Cavalcanti.
Enfim, se o Doutor Felipe Santa Cruz merece o maior respeito, a instituição que comanda se rege por atitudes nada democráticas.

Uma lição de democracia.

O JR (Advogado Autônomo)

Apesar do ladrar dos apedeutas e dos filo-autoritários de sempre, o Presidente Felipe Santa Cruz expõe com precisão cirúrgica a história das liberdades no Brasil nas três dimensões do tempo: ontem, hoje e amanhã.
E nos alerta com toda razão: nem os mais modernos antivirais (mesmo o hidroxicloroquina
combinado com azitromicina) nos colocam a salvo desse flagelo patogênico presente na sociedade brasileira, qual seja, O VÍRUS DO AUTORITARISMO!

resumindo: OAB quer controlar todos, sem que ninguém a contr

daniel (Outros - Administrativa)

resumindo: OAB quer controlar todos, sem que ninguém a controle, nem mesmo os advogados, uma vez quer advogados empregados de advogados não têm voz na OAB.

Comentar

Comentários encerrados em 6/04/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.