Liminar deferida

Juíza manda guardas civis intimarem prefeitura de SP sobre cessão de máscaras

Autor

27 de março de 2020, 14h30

Decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo da última sexta-feira (20/3) havia determinado que a Prefeitura de São Paulo disponibilizasse aos servidores da Guarda Civil Metropolitana álcool em gel, luvas e máscaras, além de artigos de limpeza e desinfecção suficientes para higienização do ambiente e dos instrumentos de trabalho durante a pandemia da Covid-19. A decisão, em caráter liminar, atendia a um pedido da Associação de Guardas e Servidores do Estado de São Paulo (Ages-SP).

Reprodução
ReproduçãoAssociação reclama de falta de materiais de proteção aos guardas civis de São Paulo

A juíza havia fixado prazo de 48 horas para que o município providenciasse os itens de segurança aos servidores. Porém, segundo os guardas civis, a decisão não foi cumprida.

A associação entrou com novo pedido junto à 3ª Vara da Fazenda Pública. A juíza Aline Aparecida de Miranda (mesma magistrada que havia deferido o pedido liminar) determinou, então, em decisão desta quarta-feira (25/3), que a própria Ages-SP entregue pessoalmente a liminar à Prefeitura de São Paulo.

Isso porque, segundo ela, há "dificuldades excepcionais de operacionalidade de cumprimento de mandados atuais" em razão da pandemia do coronavírus.

Por isso, sem o retorno do mandado cumprido, Miranda disse que não há "clara certeza" quanto à ciência da prefeitura para cumprir o que lhe foi imposto. "Assim, a fim de se evitar qualquer controvérsia quanto à ciência da ré sobre a obrigação que lhe foi imposta, determino que a parte autora, munida desta decisão impressa, providencie a intimação pessoal da ré, para que, a partir da intimação pessoal, cumpra o determinado no prazo de 48 horas", completou.

A associação também deverá comprovar nos autos o recebimento da intimação pelo município. Em nota, a Prefeitura de São Paulo negou que estejam faltando materiais de proteção para os guardas. Segundo o município, foram comprados 40 mil pares de luvas e 5 mil máscaras, além de álcool em gel para todas as viaturas.

Clique aqui e aqui para ler as decisões
1015141-82.2020.8.26.0053

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!