Objetivos cumpridos

Inspeção remota no TRF da 2ª Região é encerrada com sucesso

Autor

26 de março de 2020, 16h23

A Corregedoria Nacional de Justiça encerrou, nesta quinta-feira (26/3), os trabalhos da inspeção ordinária no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O procedimento, iniciado no dia 23 de março, foi feito integralmente de forma remota, em observância à Resolução 313/2020 do Conselho Nacional de Justiça, preservando a segurança sanitária das pessoas envolvidas, frente à pandemia do Coronavírus (Covid-19).

ConJur
Inspeção no TRF-2 foi feita de forma remota ConJur

Responsável por coordenar os trabalhos, o juiz federal Miguel Ângelo Alvarenga, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, afirmou que a inspeção cumpriu todos os seus objetivos.

“Foi possível aferir a realidade do tribunal, as suas rotinas e seus procedimentos nos diversos setores administrativos e nos gabinetes de desembargadores e secretarias processuais previamente selecionados. O resultado dessa coleta de dados, realizada pela equipe de inspeção, será entregue ao ministro corregedor para análise e deliberação, sendo condensada em um relatório”.

O presidente do TRF-2, desembargador federal Reis Friede, lamentou a impossibilidade da inspeção ter sido feita presencialmente, mas, que o momento, apesar de toda a tragédia, colocou o Judiciário à prova e a resposta à sociedade tem sido positiva.

“Eu acho que estamos dando conta no Brasil inteiro,  em particular o TRF2, respondendo para a sociedade que continuamos funcionando plenamente. De forma diferente, em função das circunstâncias, mas nem por isso de forma menos eficiente. Eu acredito que a inspeção deve ter percebido isso. O funcionamento está pleno e a produtividade não caiu, apesar de toda essa tragédia”, disse o desembargador.

Miguel Ângelo fez questão de ressaltar o comprometimento e o esforço da corte regional federal para que o trabalho da Corregedoria Nacional de Justiça fosse viabilizado. Segundo ele, houve um esforço conjunto de juízes auxiliares e servidores do TRF-2 com juízes auxiliares e servidores da corregedoria do CNJ para a garantia da continuidade dos trabalhos da Justiça neste momento excepcional.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar o TRF-2 pelo profissionalismo e dedicação dos seus juízes e servidores que, mesmo neste momento turbulento pelo que passa o país em decorrência da pandemia do coronavírus, tornou possível a realização desta inspeção que estava, há muito tempo, designada no calendário de inspeções da Corregedoria Nacional”, disse o juiz.

As ações temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus também serão aplicadas no Tribunal de Justiça de Rondônia, próxima corte a ser inspecionada pelo CNJ. Os trabalhos remotos serão feitos entre 30 de março a 3 de abril, das 8h às 19 horas. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!