Consultor Jurídico

Aasp se mobiliza para apoiar a advocacia em combate ao Covid-19

24 de março de 2020, 12h20

Por Redação ConJur

imprimir

Confira neste artigo tudo o que estamos fazendo para minimizar os impactos do coronavírus na atuação da advocacia, e quais medidas estão sendo tomadas para diminuir a transmissão do vírus.

Compilamos nossas ações, das últimas semanas, para apresentar aos advogados e advogadas as novas dinâmicas instauradas diante da pandemia de coronavírus anunciada em 11 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Utilizamos este espaço de grande visibilidade para ressaltar a importância de nos unirmos em caráter de conscientização e, juntos, construirmos cenários possíveis de trabalho para aliar às ações preventivas de propagação do Covid-19.

Confira posicionamentos, ações, novos formatos, novas rotinas e suporte para o trabalho da advocacia neste período!

Comunicado oficial Aasp e orientações dos tribunais
Tendo em vista os comunicados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos diversos tribunais do país sobre a situação de pandemia de Covid-19, a Aasp, preocupada com a saúde e segurança de seus associados, sugere que o acompanhamento dos processos seja feito a distância, utilizando-se do ambiente on-line quando possível.

Desta forma, almejamos colaborar com a saúde pública e estaremos sempre ao lado de nossa classe para que não haja qualquer tipo de restrição ao livre exercício da advocacia.

Diariamente acompanhamos os comunicados dos órgãos do Judiciário para atualizar a nossa tabela Orientações dos Tribunais e oferecer o máximo de informações que possam facilitar o exercício da advocacia.

Aasp em Ação | Uniformização de procedimentos diante da pandemia
A Aasp solicitou, na segunda-feira (16/3), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que seja editada a recomendação aos tribunais no sentido de uniformizarem os procedimentos relativos a prazos, audiências e sessões de julgamentos diante da situação do Covid-19 no país.

Medidas estão sendo tomadas e possuem foco louvável para minimizar os impactos decorrentes do Covid-19, porém a ausência de uniformidade nos regramentos está gerando transtornos para o pleno exercício da advocacia.

A ação da Aasp foi pensada para garantir a segurança jurídica dos advogados e minimizar possíveis prejuízos aos jurisdicionados. Compartilhamos nossa iniciativa com associados e demais advogados, e aguardamos a deliberação pelo CNJ.

Enquanto aguardamos as respostas, compilamos, em uma só tabela, atualizada diariamente, todas as posições tomadas pelos tribunais de todo o país.

Clique aqui e veja as orientações do tribunais com relação ao coronavírus.

Suspensão de eventos e cursos | Prevenção em primeiro lugar
A Aasp decidiu suspender, por prazo indeterminado, a realização de todos os seus eventos presenciais. Desde segunda-feira, 16 de março, não oferecemos mais cursos ou eventos, para seguir as novas normas e evitar aglomerações de pessoas. Os valores das inscrições foram integralmente reembolsados.

Todos os inscritos foram devidamente comunicados. Mesmo com as ações preventivas, seguimos monitorando e acompanhando as orientações das autoridades públicas e, tão logo seja possível, retomaremos nossas atividades regulares.

Serviços Aasp | Sem parar por causa do Covid-19
G Suite e Hangout
Em tempos de crise e pandemia de coronavírus, reuniões a distância se tornaram uma opção eficaz para sua proteção e de sua equipe. No G Suite, plataforma disponível a todos os associados Aasp, existem diversas soluções para o seu dia a dia, incluindo o Hangouts Meet.

Com ele é possível:

  • Realizar videochamadas com a sua equipe, clientes e fornecedores;
  • Compartilhar links;
  • Gerenciar participantes em reunião on-line;
  • Dentre diversas outras funcionalidades que você pode conferir clicando aqui.

Para acessar o Hangouts Meet, clique aqui e confira.

Ficou mais fácil fazer reuniões e se prevenir contra o coronavírus sem perder compromissos profissionais.

AaspFlix
Em tempo de quarentena, ficar em casa também pode ser produtivo!

A AaspFlix permite que seus associados ampliem seus conhecimentos de forma ágil, divertida e muito envolvente.

Eles têm acesso gratuito a:

  • Séries;
  • Dicas;
  • Entrevistas;
  • E gravações de cursos, tudo 100% on-line.

Siga engajado com os temas da advocacia sem precisar colocar a saúde de ninguém em risco.

Gerenciador de escritório
Com o Gerenciador de Escritório Aasp é possível acessar todas as suas intimações on-line, além disso, os usuários podem cadastrar processos, pessoas e acompanhar, de forma digital, etapas de cada caso.

Para ter acesso a esta ferramenta e garantir qualidade ao seu trabalho remoto, basta ser um associado Aasp, sem nenhum custo adicional você terá acesso a:

  • Agenda;
  • Intimações;
  • Controle financeiro;
  • Contratos;
  • Pessoas e empresas;
  • Processos.

Não deixe a quarentena parar suas atividades, adéque-se com ferramentas que entendem as necessidades desta nova rotina.

Revista do Advogado
Coloque a meta de leitura em dia! A Revista do Advogado é uma das formas de se manter atualizado(a); tradicional publicação da Associação, já contamos com mais de 140 edições, com temas de extrema relevância para a sua atuação.

Nas últimas, edições, por exemplo, falamos sobre:

  • Lei Geral de Proteção de Dados;
  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • Direito Aeronáutico.

Aprofunde-se em diversas áreas sem precisar sair de casa.

Horários de atendimento | Suporte profissional
Muitos de nossos serviços e produtos podem ser acessados virtualmente, o que nos permite preservar nossos colaboradores e, ainda, apoiar profissionalmente nossos associados neste momento.

Por isso, para esclarecer o que permanece em funcionamento, a distância, e o que foi suspenso até a normalização da crise de coronavírus no país, consulte nossa tabela de informações (atualizada diariamente).

Clique aqui para conferir a tabela!

Medidas Aasp | Cuidados para todos
Nossas unidades estão fechadas desde esta segunda-feira (23/3), por prazo indeterminado, seguindo as recomendações dos órgãos responsáveis. Nós, que sempre prezamos pela proximidade com nossos associados, entendemos que neste momento o distanciamento social é muito importante.

Vale ressaltar que todos os serviços estão disponíveis no formato online.

Essas são algumas das diretrizes que seguimos para que, juntos, possamos minimizar os impactos causados pelo Covid-19 em nosso país.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos, acreditando que, conjuntamente, reverteremos esta situação.