Consultor Jurídico

Notícias

Saúde pública

Casal que voltou da Europa e zombou do coronavírus deverá ficar isolado

Por  e 

O juíza Helia Regina Pichotano, da 2ª Vara de Itapira (SP), ordenou na última sexta-feira (20/3) que um casal que voltou de uma viagem à Europa se submeta a exames para saber se contraiu o novo coronavírus. Eles também deverão ficar em isolamento. A decisão foi tomada na última sexta-feira (20/3).

Casal deverá fazer exame para saber se contraiu novo coronavírus
Jarun Ontakrai

A determinação atende a uma ação civil pública apresentada pelo Ministério Público. O processo teve início após os dois divulgarem vídeos em que zombam da possibilidade de estarem infectados. 

“Conforme documentos juntados, verifica-se a presença das verossimilhanças das alegações apresentadas. O perigo da demora, por outro lado, decorre dos potenciais danos à saúde da coletividade, por conta da ausência de avaliação médica, bem como, de medida de isolamento”, afirma a decisão. 

Após voltar de viagem, o casal divulgou dois vídeos zombando da população de Itapira, que estava com medo de que os dois estivessem contaminados. 

“A gente tava viajando na Europa e isso pode ter causado algum mal para as pessoas. Mas como nós fomos confinados pela população, porque a nossa saúde está muito debilitada, aproveitando que por 40 dias a gente não pode fazer nada, nós vamos pedalar para ver onde a nossa saúde vai aguentar. Porque já que nós estamos com coronavírus, nós vamos levar ele para o mundo”, ironiza a mulher em um dos vídeos. 

Ainda segundo ela, “parece que mesmo com todo o álcool ingerido na viagem — gim, hidromel, tequila, vinho, cerveja corona — não foi o suficiente para evitar o vírus”. “Acabei de subir a Boa Vista e estou sentindo falta de ar. Não sei, parece que não está ventilando muito bem não”. 

A juíza ordenou que o casal realize os exames necessários imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 10 mil caso haja descumprimento. 

Clique aqui para ler a decisão
Processo 1000582-45.2020.8.26.0272

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 22 de março de 2020, 14h05

Comentários de leitores

1 comentário

Lamentável

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Possivelmente o casal, voluntariamente, contaminou várias pessoas. Dolo eventual.
Se fosse nos USA...

Responder

Comentários encerrados em 30/03/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.