Consultor Jurídico

Notícias

Foro mundial

Ação pede que União obrigue China a arcar com prejuízos causados por coronavírus

Comentários de leitores

23 comentários

A culpa

O IDEÓLOGO (Cartorário)

A culpa pelo aparecimento do COVID-19 é dos ricos, porque eles foram ao Exterior e, voltaram, trazendo a doença.
Coitado do povo brasileiro.
É vítima de sua irresponsável elite.
No Rio de Janeiro, os doentes estão na Zona Sul, nos bairros do Leblon e Ipanema.
Lá em São Paulo teve o casal da cidade de Itapira que foi a Itália, voltou contaminado e não estava nem preocupado com a disseminação.
Em Brasília, advogado contaminado, simplesmente andava pela cidade, mesmo consciente da doença (https://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/justica-paciente-df-coronavirus-exame-10032020).
Não seria o caso de se abater esses recalcitrantes? Não, porque não é civilizado...mas se fosse nos USA...

Responder

Ação contra a China

José Couto (Advogado Autônomo - Civil)

Cediço que o ônus da prova cabe a quem alega. (ART. 173, 1, do CPC 2015. Espero que o autor dessa aventura jurídica, tenha carregado a inicial as provas de suas alegações. Aí, aplaudirei. Caso contrário, terá ele se embrenhado numa aventura jurídica onde virará motivo de chacota. De toda forma conseguiu seus segundos de estrela.

Responder

E a execução?

Fabão Só (Servidor)

E não é só isso. E acaso prospere a ação, a China pagaria por precatório? Se não pagasse, qual o poder coercitivo para constranger o devedor? Penhorar o PIB?
Além do que o Advogado-Geral da União não possui requisitos para figurar como parte nesse tipo de ação. E a União é manifestamente ilegítima.
Parece piada!

minutos de fama

José Fernando Azevedo Minhoto (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Esse conseguiu seus minutos de fama, mas não pelo acerto e sim pelo absurdo.
Onde está o nexo causal entre a China e a contaminação brasileira?
Ele devia procurar algo de útil para si e a sociedade para preencher seu tempo ocioso!

Responder

Seria o correto

Áreas q eu achar convenientes. (Administrador)

Caro amigo leitor, com todo respeito a pessoa acima não está errada. Se deixarmos o medo e a hipocrisia de lado veremos realmente de quem é a culpa. E a culpa é daquele horrível partido comunista chinês que mais uma vez assolou o seu povo e o resto do mundo. Ficou mais rico e está se lixando pra o q está acontecendo. São parceiros comerciais? Sim, mas uma coisa não abona a outra. Mais uma vez a China espalhou o caos, se fortaleceu e deixou o resto do mundo pagar a conta. Até quando fecharemos os olhos???
É o que penso.

Quem será responsabilizado ao final?

Marcus V. de Paula (Outros)

Todos os dias praticamente vemos e ouvimos as falas de irresponsáveis e inoportunas desse senhor que ocupa a cadeira da presidência e também de pessoas ligadas a ele de alguma forma. Quase todo os dias também vemos atitudes de pessoas que se dizem apoiadoras do mesmo e que consequentemente são objetos da fala mais que irresponsáveis desse senhor que ao meu ver já não mais governa o país. Onde estão os outros dois poderes da República? Até agora não vimos e nem ouvimos as falas contundentes dos outros dois poderes que se tivessem se manifestados com o rigor que a situação exige não chegaríamos a isso, ou coisas piores que podem estar por vir. Hoje o país não está em condições de fazer qualquer oposição a outro, principalmente ao seu maior parceiro comercial, e parece que essas pessoas desconhecem isso. Esse sujeito obviamente deve ser um oportunista. É lamentável o rumo que estamos tomando. É até agora o que a população está entendendo é que há omissão dos outros dois poderes, o equilíbrio parece que está comprometido.

Responder

Prioridade é tudo

Jimmy Fenner (Jornalista)

Caro colega, infelizmente acreditar que a intenção dos poderes é levar o nosso Brasil ao desenvolvimento se tornou ingenuidade.
O que mais vemos são interesses defendidos. Pessoais, de terceiros, mas raramente a pauta é o Brasil.

Freud explica

Stefano Kubiça (Estudante de Direito - Internet e Tecnologia)

Pode ser uma consequência do isolamento...

Responder

Palanque para doido

LunaLuchetta (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Alguém, em busca de 3 segundos de fama, apresenta uma ação dessas e o CONJUR lhe dá palanque.
O CONJUR devia se preocupar com coisa importante. Falta-lhe filtro no que publicar pois, assuntos relevantes não faltam atinge

Responder

Reflexão

Otonir (Outros)

É inacreditável.....

Mandado de penhora

Walker (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

Fico pensando é no Oficial de Justiça responsável pelo cumprimento do mandado de penhora em caso de procedência do pedido autoral. Como diria o professor Raimundo: menos Batista, menos! rsrs

Responder

O que faltou-me para entender o texto?

Nery Porto Fabres (Corretor de Imóveis)

Quando comecei a ler o texto pensei desistir, mas fui a ao final e não entendi o texto e muito menos a pretensão da ação. Como professor de produção textual (Letras), bacharel em Direito, professor de História senti -me um idiota por ler tamanha estupidez.

Responder

3 segundos de fama

Manente (Advogado Autônomo)

Cada louco com a sua mania.
Nem Deus consegue entender alguns seres humanos.

Responder

Responsabilidade objetiva

Juiz de Direito Luiz Guilherme Marques (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

A teoria da responsabilidade subjetiva foi desacreditada pelo seu próprio idealizador, mas, por uma questão de covardia moral, deixou de desdizer o que tinha dito. Há casos de responsabilidade objetiva, como o do transportador de pessoas. A tendência é a expansão dos casos em que a responsabilidade é objetiva. A China, querendo ou não, acabou transformando o mundo em uma imensa penitenciária, onde as pessoas estão segregadas dentro de casa, esperando que os chineses resolvam vender o antídoto que se fala que têm para neutralizar o coronavírus. Em caso contrário, os governantes chineses estariam todos mortos à esta altura. Trata-se de crime de lesa humanidade e a China deve pagar pelas mortes e demais prejuízos que está causando ao mundo inteiro. Tendo ou não fabricado o coronavírus, se é que tem o antídoto, tem o dever de fornecê-lo ao resto do mundo. Pode parecer fantasia ou aventura jurídica essa ação do cidadão rondoniense, mas a verdade é que a Justiça brasileira deve agir, sob pena de virem a óbito mais brasileiros do que aqueles oficialmente reconhecidos como vítimas fatais do coronavírus. Não há espaço para a covardia moral. Se a China causou esse desastre mundial, deve ser considerada devedora das vítimas. Aliás, é de se estranhar o medo de quem deveria punir esse país, que não é a primeira vez que prejudica seriamente vastas porções de gente de outros países, sem contar que, através de concorrência desleal, arrasou a economia brasileira, provocando a falência de inúmeras indústrias e empresas comerciais nacionais. Resta à Justiça do Brasil enxergar com olhos honestos essa verdade.

Responder

Reflexão

Otonir (Outros)

Tem absoluta certeza disso ou é uma suposição do meritíssimo?

Apoiado

Áreas q eu achar convenientes. (Administrador)

Concordo plenamente meritíssimo juiz!!!

Rumo à china continenal

O IDEÓLOGO (Cartorário)

A culpa é da China, mesmo!

Responder

Doenças

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Além da Covid-19, peste bubônica e pandemias de gripe têm raízes na China
Alta densidade e pobreza favorecem surgimento de doenças, e vocação comercial, sua propagação para o exterior (https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/alem-da-covid-19-peste-bubonica-e-pandemias-de-gripe-tem-raizes-na-china.shtml).

O direito processual

O IDEÓLOGO (Cartorário)

O direito processual é subjetivo, público e desvinculado do direito material.
O interessado pode propor que os chineses se convertam em afegãos...

Responder

A velha arrogância do brasileiro

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Nem mesmo os maiores especialistas em vírus e gripe sabem exatamente quando e onde a doença se originou, muito embora a China tenha sido primeiro país a identificar e adotar as providências necessárias. Mas, o brasileiro sabe...

Responder

o idiota inútil

btpsilveira (Oficial de Justiça)

Pessoas como esse proponente de ação só prejudicam.Para que ficar comprando briga com a China, justamente no momento em que estaremos mais dependentes do comércio exterior nos próximos meses?

Doloso ou culposo

Aprendiz de Mestre (Administrador)

O brasileiro está de parabéns, o que se discute na ação não é a origem e sim a negligencia na contenção dessa praga e na divulgação aos países parceiros.Com a divulgação muitas ações poderiam ter sido tomadas.No Brasil por exemplo o cancelamento do carnaval ou a proibição de pessoas oriundas da China ou que estiveram lá.O governo chinês tem que pagar caro por sua intenção em obter resultados financeiros favorável ao seu país.

Contra fatos não há argumento.

Fagner Andrade (Estudante de Direito - Criminal)

A questão é mais do que óbvia em relação ao governo chinês.
Não se ateste a responsabilidade de "criação" do vírus, mas sim da certeza da omissão das medidas cautelares quanto à propagação do mesmo. O que coloca em xeque o anseio comercial chinês já conhecido pela história mundial.
Não coloque a sua ideologia ideológica acima dos fatos.



Comentar

Comentários encerrados em 29/03/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.