Mais transparência

Juíza manda hospital militar que atendeu Bolsonaro divulgar lista de infectados

Autor

20 de março de 2020, 22h06

A juíza Raquel Soares Chiarelli, da 4ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, decidiu acatar pedido do governo local e determinar que o Hospital das Forças Armadas informe a relação completa de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Reprodução
Presidente foi um dos pacientes que fizeram os exames para detectar o coronavírus no Hospital Militar de Brasília
Reprodução

O HFA atendeu o presidente Jair Bolsonaro e outros membros da comitiva presidencial que viajaram aos Estados Unidos e tiveram suspeita de contágio. Segundo Bolsonaro, o exame feito no local atestou que ele não foi infectado pela Covid-19.

Na decisão, a magistrada — que estipulou multa de R$ 50 mil ao diretor do hospital por paciente que tiver informação sonegada — afirma que "já é notório que a devida identificação dos casos com sorologia positiva para a Covid-19 é fundamental para a definição de políticas públicas para o enfrentamento urgente e inadiável da pandemia, a fim de garantir a preservação do sistema de saúde e o atendimento da população".

No entendimento da magistrada, a negativa da União em fornecer informações ao governo do Distrito Federal não se justifica "sob nenhuma perspectiva".

Ao todo, 22 pessoas que acompanharam o presidente em visita oficial aos Estados Unidos testaram positivo para o novo coronavírus.

Clique aqui para ler a decisão
1015797-18.2020.4.01.3400

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!