Consultor Jurídico

Efeitos da pandemia

Juíza autoriza uso de hospital penhorado para atender casos de coronavírus

A juíza do Trabalho Raquel Nenê Santos, titular da 2ª Vara do Trabalho de Santa Rosa (RS), autorizou a utilização da área física e de equipamentos do hospital da Associação Beneficente Dom Bosco (Abosco), penhorados para o pagamento de dívidas trabalhistas, para a criação de uma unidade especializada em atendimento de pacientes sob investigação do Coronavírus/Covid-19 que precisem de assistência hospitalar. O hospital encerrou as atividades em decorrência de dívidas relacionadas a tributos, instituições financeiras, fornecedores e direitos trabalhistas que não foram quitados.

A decisão da magistrada atendeu ao pedido conjunto do Município de Santa Rosa, da Fundação Municipal de Saúde, da 14ª Coordenadoria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e do Hospital Vida & Saúde. A medida também contou com a concordância do sindicato dos trabalhadores, autor da execução das dívidas trabalhistas.

O local será utilizado para o atendimento de pacientes de Santa Rosa e de outros municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. O espaço contará com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 leitos de unidade de internação clínica e ambulatorial. Todas as despesas decorrentes do uso do espaço e dos equipamentos ficarão a cargo dos órgãos que solicitaram a utilização.

A decisão levou em consideração a confirmação de casos de pacientes portadores do vírus no Rio Grande do Sul e de suspeitas de contaminação na região noroeste, que levam à necessidade de que os serviços de saúde estejam preparados para atender a comunidade local e regional. Ao atender o pedido, a juíza ressaltou que "a prestação jurisdicional também se dá na construção de soluções conjuntas com os demais setores da comunidade para efetivo e célere atendimento das necessidades da população de Santa Rosa e Região, como na hipótese em que questões de saúde pública e vidas humanas são os bens maiores a serem protegidos". Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 19 de março de 2020, 11h09

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/03/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.