Consultor Jurídico

Pegou "vírus mental"

Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática com a China, maior parceiro do Brasil

Retornar ao texto

Comentários de leitores

13 comentários

Posição desastrosa do Conjur

AC-RJ (Advogado Autônomo)

Devido à sua radical posição esquerdista, este site novamente errou feio. A imparcialidade que se espera de um site jurídico foi jogada no lixo. A fala da embaixada chinesa foi inverídica, grosseira e agressiva, porém, mesmo assim, este site, movido unicamente pela sua posição política, cegamente aprovou a postura inaceitável e arrogante porque foi praticada por uma ditadura comunista.

As declarações "O deputado Eduardo Bolsonaro tentou provocar uma crise diplomática" e "A própria embaixada da China também respondeu ao tuíte infeliz do deputado" são completamente delirantes. Quem promoveu a crise e emitiu comentários infelizes foi a embaixada chinesa.

Por fim, a fala do deputado foi correta. Como amplamente noticiado, a pandemia do Covid-19 realmente foi originada da China, como consta em vários sites:

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/27/qual-e-a-origem-do-novo-coronavirus.ghtmlr/>
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2020/03/13/origem-do-coronavirus-pequim-se-recusa-a-assumir-responsabilidade.htm

Posição desastrosa do Conjur

AC-RJ (Advogado Autônomo)

Devido à sua radical posição esquerdista, este site novamente errou feio. A imparcialidade que se espera de um site jurídico foi jogada no lixo. A fala da embaixada chinesa foi grosseira e agressiva, mesmo assim, este site, movido pela sua posição política, cegamente aprovou a postura arrogante vinda de uma ditadura comunista.

As declarações "O deputado Eduardo Bolsonaro tentou provocar uma crise diplomática" e "A própria embaixada da China também espondeu ao tuíte infeliz do deputado" são completamente delirantes. Q

Observação

AC-RJ (Advogado Autônomo)

Solicito desconsiderar este comentário. Foi enviado equivocadamente sem estar pronto. O meu comentário correto segue acima.

Dois problemas

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Há dois problemas graves na questão. Em primeiro, temos um menino mimado brincando de emitir opinião, como fazíamos quase todos nós quando tínhamos oito anos de idade. Porém, o menino está exercendo um cargo público de relevância, e é filho do Presidente da República. Em segundo, notadamente em um momento crucial como o de agora, o País deixa de ter os cargos públicos de relevância ocupados por pessoas sérias, com maturidade e conhecimento para lidar com as questões coletivas. Esses dois problemas, somados, geram naturalmente graves efeitos sobre todos nós, prejudicando as relações com outros países, os empregos, as exportações, etc.

Curioso

RSantos221 (Funcionário público)

Até pouco tempo o PAI dizia que era pura fantasia e histeria da mídia.
Agora o FILHO vem apontar culpados que há meses vem alertando sobre os riscos e cuidados a serem adotados.
Sendo que estas medidas foram solenemente e irresponsavelmente negligenciadas pelo PAI.
Afinal, decidam-se, é fantasia ou deveria ter informação e atitudes pretéritas?

De quem é a culpa?

Alyson Soares dos Santos (Funcionário público)

Sigam-me no raciocínio, quando ocorreram as queimadas na Amazônia, estavam cobrando explicações (culpando) de qual país? O Brasil certo? Por que no caso do coronavírus é diferente? A culpa não é da china?

kkkkkkkkkkkk

Marcos Arruda (Outros - Empresarial)

O governo chinês por acaso faz discursos frequentes encorajando o vírus? Proibindo medicamentos, afrouxando as leis sanitárias e perdoando multas por infrações sanitárias?! Acho que nem assim, haveria como a China ser culpada pela proliferação de um vírus.
Em contrapartida, o governo Bolsonaro não só fez discurso encorajando pecuariastas, como pretendia colocar o ministério do meio ambiente na mesma pasta do ministério da agricultura! Afrouxaram as regras para agrotóxicos, perdoaram infrações ambientais, sem contar no aparelhamento do ministério do meio ambiente, que hoje está cheio de fazendeiros. Nesse contexto, o "governo" brasileiro tem culpa sim pelas queimadas!

The pravda

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Mas, o ilustre deputado federal, Eduardo Bolsonaro, falou a verdade.
Lá na China eles comem tudo que tem "quatro patas".
Existe uma população elevada que precisa comer para manter energia e trabalhar para o PCC (Não confunda com o grupo criminoso), mas Partido Comunista Chinês.
Tenho saudades do tempo de Mao - Tsé - Tung.

O Deputado Eduardo Bolsonaro não ofendeu o Povo Chinês

Rejane G. Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Pelo contrário, honrou. Como bem bem lembrou o Professor Edson, o médico chinês que tentou alertar o mundo logo no início foi preso e morreu. E não foi só ele, jornalistas, advogados e demais cidadãos que tentaram transmitir ao mundo vídeos e informações foram igualmente perseguidos e "sumiram".

Relações bilaterais

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Aqui no Brasil nós brasileiros em geral temos o costume de achar que somos os donos da verdade, o que nos leva quase sempre a desrespeitar as outras pessoas por não realizarmos as observações corretas. Diz-se que a vários séculos Gengis Khan manteve contato com um povo então em suas fronteiras, durante o processo de expansão de seu império. Houve uma falha de interpretação, talvez por tradução ruim, o que enfureceu Gengis e o levou a invadir e simplesmente exterminar todo esse povo. Calcula-se que a divergência diplomática tenha custado a vida de 1 milhão de pessoas. Desde então, por cautela, aprende-se que em diplomacia deve se ter um cuidado extremo, pois um gesto, palavra, ato, etc., pode gerar em outros países, e em outras culturas, entendimentos equivocados, prejudicando as relações bilaterais. Claro que a grande maioria dos brasileiros, e notadamente o clã Bolsonaro, não sabe de nada disso, pois na visão deles todos já são os proprietários da verdade e da razão.

Dr. Marcos Alves Pintar

Rejane G. Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Eu venho acompanhando desde o início e vi vários vídeos horrorosos da China. Vi a cidade de Wuhan em quarentena, pessoas gritando sem parar das janelas de seus apartamentos. Vi pessoas se jogando das janelas de andares altos. Várias pessoas que enviavam esses vídeos para a internet foram perseguidas e algumas "morreram" e outras "sumiram". Dentre estes, o médico mencionado pelo Prof. Edson, um jornalista e um advogado. Afinal, quem é que está pensando ser "o dono da verdade" ? Poderia ser o senhor, que conhece tanto sobre Gengis Khan e aplica essa "teoria" aos dias de hoje ?

Médico da China

Professor Edson (Professor)

Como é o nome do médico chinês que tentou alertar o governo comunista da China sobre o coronavírus e acabou sendo preso? Alguém sabe? Ele acabou morrendo.

Professor Edson

Rejane G. Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Li Wenliang, oftalmologista, 34 anos. Avisou seus colegas médicos em dezembro do ano passado. Foi orientado pela polícia a parar de "espalhar boatos". Iniciaram uma investigação contra ele.
O jornalista independente (e também advogado), Chen Qiush saía pelas ruas de Wuhan e fazia vídeos, mostrando a situação em hospitais, supermercados, nas ruas. Postava esses vídeos na internet. Desapareceu em fevereiro. Guo Wengui, bilionário chinês exilado nos EUA, denunciou que sabia, por seus familiares e amigos que moram na China, que o número de mortos em Wuhan era muito superior ao anunciado pelo governo chinês, denunciando os crematórios funcionando vinte e quatro horas por dia.

Comentar

Comentários encerrados em 27/03/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.