Norma penal em branco?

Portaria para combater coronavírus suscita divergências entre advogados

Autores

18 de março de 2020, 8h25

Reprodução
Coronavírus gera necessidade de regulamentação sobre como Administração deve agirReprodução

Uma portaria editada nesta terça-feira (17/3) pelos ministérios da Justiça e da Saúde prevê que o descumprimento de algumas medidas para evitar a proliferação do coronavírus será considerado conduta tipificada em artigos do Código Penal.

Como a tipificação está sendo feita por ato normativo secundário — inclusive com emprego de força policial —, a ConJur ouviu a opinião de juristas acerca de eventuais problemas na portaria.

Condutas tipificadas
Tais medidas são: isolamento, quarentena e determinação e realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais e tratamentos médicos específicos.

Elas constam da Lei 13.979/20, editada justamente para enfrentar a situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia. Segundo o diploma, a providência de isolamento se refere a pessoas que já estão contaminadas por coronavírus, o que a difere da quarentena, aplicada a quem está com suspeita de contaminação.

Mas a lei não menciona "crime"; seu parágrafo 4º do artigo 3º apenas prevê que o descumprimento das medidas acarretará responsabilização, nos termos previstos em lei. 

Coube à portaria, então, a previsão de que o descumprimento dessas medidas configuram as condutas tipificadas pelos artigos 268 e 330 do Código Penal. Que versam, respectivamente, sobre "infração de medida sanitária preventiva" (detenção, de um mês a um ano, e multa) e "desobediência a ordem de funcionário público" (detenção, de 15 dias a seis meses, e multa).

Norma penal em branco
No Direito Penal, a maioria das normas são "completas", pois descrevem condutas típicas e possuem preceitos e sanções. Assim, podem ser aplicadas independentemente de serem complementadas por outras. Mas há exceções, conhecidas como "normas penais em branco". Elas contêm preceitos genéricos, indeterminados; portanto, não podem prescindir de complementação por outras normas. A discussão, portanto, é se os artigos 268 e 300 do CP sem enquadram nessa exceção.

Para Thiago Bottino, professor da FGV Direito Rio, a portaria prevê uma pena para quem desrespeitar medidas sanitárias já existentes desde 1940, quando o Código Penal atual foi criado. Segundo ele, então, a portaria complementa os tipos do CP. Ela não estaria criando um crime, mas apenas estabelecendo uma medida sanitária. "Não há nada de errado no texto", diz.

Já para o advogado criminalista Alberto Zacharias Toron, a portaria apresenta problemas, pois jamais poderia criminalizar, ela mesma, o descumprimento do que quer que seja. Assim, o ato normativo, para ele, viola o princípio da legalidade, previsto pelo inciso XXXIX da Constituição. "Como consequência, a polícia só poderia ser empregada se houvesse crime; nunca em virtude do descumprimento de regras médico-sanitárias", afirma.

"A lei não fala em crime. Norma penal em branco existe quando a lei remete a uma portaria ou outro dispositivo administrativo, como a lei de drogas, que se vale de uma lista elaborada por órgão administrativo", acrescenta.

Para o criminalista Matheus Rodrigues Correa da Silva, existe uma violação ao postulado da taxatividade. Afinal, a portaria não se limita a definir o que é "ordem legal de funcionário público" (art. 330 do CP) ou "determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa" (art. 268 do CP), chegando a determinar a incursão em um dada sanção penal.

A constitucionalista Vera Chamin discorda. Para ela, a portaria apenas disciplina a lei. "Portanto, na verdade não é ela [a portaria] que criminaliza, e sim a Lei 13.979/20, que, por sua vez, se compatibiliza com o artigo 268 do Código Penal", afirma.

Outros crimes
Sylvia Urquiza, especialista em Direito Penal e sócia do Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados, afirma que o Código Penal brasileiro traz também outros dois crimes que devem ser observados: o perigo de contágio de moléstia grave e o perigo para a vida ou saúde de outra pessoa.

"O primeiro, que tem pena de reclusão de um a quatro anos e multa, criminaliza qualquer ato que tenha como intenção o fim de transmitir a terceiro moléstia grave de que está contaminado. Já o segundo, 
com pena de três meses a um ano, dispensa a intenção e criminaliza qualquer ato que, por si só, coloque a vida ou a saúde de outra pessoa a perigo direto e iminente", explica.

Incômodo constitucional
Segundo Matheus Rodrigues, há ainda um problema de ordem política. Isso porque o PL 23/2020, que resultou na Lei nº 13.979/2020, foi de iniciativa da Presidência da República, e não continha nenhuma referência à penalização das condutas. "Ocorre que o mesmo Poder Executivo Federal optou por editar a portaria que penalizava as condutas. Ou seja, optou-se por criar uma norma penal em branco em sentido estrito (que remete a um ato administrativo) quando se poderia ter feito uma norma penal em branco em sentido amplo (que remete a uma outra lei formal), o que geraria muito menos incômodo sob o ponto de vista constitucional", afirma.

Política pública
Independentemente da legalidade e constitucionalidade da portaria, Bottino entende que a portaria tende a ser inócua, pois as pessoas não podem ser presas. "Elas serão levadas a uma delegacia, para assinar um termo circunstanciado de comprometendo a comparecer a um juizado especial criminal futuramente, em que no máximo haverá uma multa, prestação de serviço, cesta básica", explica.

"Acho que tem um efeito mais político e simbólico do que jurídico. A campanha de informação para as pessoas ficarem em casa é muito mais pertinente do que uma medida de natureza penal. Até porque sabemos que será muito pouco eficaz", complementa.

O criminalista e mestre em Direito Penal e Processual Penal, Daniel Gerber, avalia que o descumprimento das medidas gera a possibilidade de prisão em flagrante. Para ele, fica sem dúvida alguma a autoridade policial autorizada pela própria lei a interceder da forma correta, prender o cidadão e dar-lhe o encaminhamento devido". 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!