Consultor Jurídico

Paradoxo da Corte

Advogados: o que fazer, como e quando, para proteger a sua família do Covid-19?

Retornar ao texto

Comentários de leitores

8 comentários

Luiz Carlos de Barros Penteado - Advogado (

Luiz Carlos de B. Penteado (Advogado Autônomo - Administrativa)

Sou um ávido leitor das lições que o Sr. publica semanalmente aqui na Conjur, as quais coleciono como importantes artigos para consulta e referência, mas, sem pejo do brilhantismo que perpassa todos eles, este sem dúvida foi o mais importante. Desejo toda sorte ao Sr. e à sua família, extensivo a todos os colegas e ao resto do mundo.

Excelente texto, sábios conselhos.

Samuel Pavan (Advogado Autônomo)

Parabéns ao Prof. José Rogério.

No exterior

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Enquanto aqui no Brasil a maioria não cumpre a lei, na Itália o seu povo demonstra a superioridade de sua sociedade, com um comportamento que é exemplo. Mais, ainda, organizados que os italianos, os chineses.
E no Brasil? Com a palavra, os "Macunaímas".

Brasileiro

O IDEÓLOGO (Cartorário)

O brasileiro, mais uma vez demonstra o seu comportamento macunaímico.
Vejamos.
"O resultado do exame de coronavírus para o marido da paciente que está com Covid-19 deu positivo. As informações são de integrantes da Secretaria de Saúde. Trata-se do segundo caso da doença no Distrito Federal. A suspeita sobre a condição do advogado de 45 anos existia havia dias. Tanto que o Governo do Distrito Federal (GDF) recorreu à Justiça para que o homem passasse a obedecer ao protocolo de isolamento estabelecido pelo Ministério da Saúde. Ele deveria estar recluso em casa e passar por exames que comprovassem a patologia, mas se recusou a seguir as exigências das autoridades epidemiológicas e continuou a circular pela cidade" (https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/03/11/interna_cidadesdf,833432/2-caso-de-coronavirus-no-df-marido-de-paciente-circulava-pela-cidade.shtml).
O pior: é um advogado.
Outro, braziliano.
"O governador da Bahia, Rui Costa (PT), classificou de "irresponsável" o empresário baiano que, logo após testar positivo para o novo coronavírus em São Paulo, resolveu descumprir as ordens médicas e viajar em um jatinho particular para Trancoso, na Bahia, com amigos. Rui Costa ainda anunciou que pediu à Procuradoria Geral do Estado que abra um processo contra o empresário.
"Ele foi no [hospital Albert] Einstein, fez o exame, confirmou que ele tinha o coronavírus, o médico determinou que ele ficasse em casa por, pelo menos, uma semana, e o que ele fez? Pegou seu jatinho particular, convidou alguns amigos e foi pra casa em Trancoso, Porto Seguro (https://www.conversaafiada.com.br/brasil/rui-costa-processa-empresario-que-viajou-a-trancoso-ba-logo-apos-testar-positivo-para-coronavirus).
O Brasil e os macunaímas.

Convertei-vos e crede no Evangelho! O fim está próximo

Flávio Ramos (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

O que menos ajuda nessas horas é quem não entende nada do assunto pregar como se fosse o portador da verdade. O que os advogados podem fazer contra o Corona vírus é ouvir os infectologistas.

Excelente texto

Hans Zimmer (Assessor Técnico)

Congratulo o articulista, como sempre muito lúcido em suas considerações, e desejo a ele sorte nesse momento tão delicado, desejo que estendo a todos os demais jornalistas e articulistas da página.

Coração brasileiro

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Por medo do coronavírus, pai é impedido de ver filha após voltar da Colômbia (https://www.conjur.com.br/2020-mar-13/desembargador-proibe-pai-ver-filha-risco-coronavirus).
Jovem com sintomas do coronavírus foge do pronto-socorro em Araçatuba
Disse que veio da Itália há menos de duas semanas, com tosse produtiva e febre no período da noite https://www.hojemais.com.br/aracatuba/noticia/cotidiano/jovem-com-sintomas-do-coronavirus-foge-do-prontosocorro-em-aracatuba).
Paciente confirmado com coronavírus no ES viajou para SP horas antes de receber resultado
Ele foi localizado na capital paulista e já está em isolamento em um hotel. Paciente mora na Inglaterra e esteve no Espírito Santo em visita a familiares (https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/03/13/paciente-confirmado-com-coronavirus-no-es-viajou-para-sp-horas-antes-de-receber-resultado.ghtml).
>
Dentro da nossa ordem jurídica, que não aceita o UTILITARISMO PURO, abater os portadores do coronavírus é ilegal e insensato. Mas, se fosse nos USA, com a possibilidade de contaminarem milhões, seria aceito o comportamento.
Enfim, a nossa sociedade, usamos o coração.

Coronavírus

O IDEÓLOGO (Cartorário)

"O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1" (https://coronavirus.saude.gov.br/).

Comentar

Comentários encerrados em 25/03/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.