Combate ao Coronavírus

Por coronavírus, partido pede que saúde fique fora do teto de gastos

Autor

16 de março de 2020, 17h55

Diante da pandemia de coronavírus anunciada pela Organização Mundial da Sáude, o Partido dos Trabalhadores entrou com pedido de liminar na ação direta de inconstitucionalidade 5.715 para suspensão imediata do trecho da Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos que limita o orçamento destinado à saúde. 

DollarPhotoClub
Pedido cita impacto das restrições no combate ao coronavírus

O pedido é pela suspensão imediata dos efeitos do artigo 110, inciso II do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), incluído pela Emenda Constitucional 95/2016, e foi feito por meio do escritório Aragão e Ferraro Advogados. A ministra Rosa Weber, relatora da ADI 5.715, vai analisar a situação.

Na peça, o PT explica que as imposições pela Emenda Constitucional 96/2016 elevaram "para um novo patamar o nível de dificuldades para a saúde pública no Brasil", ao alterar os parâmetros de cálculo sobre os investimentos em saúde. A consequência é a considerável redução do aporte obrigatório.

"Eis que a desvinculação do percentual mínimo de 15%, substituído pela análise anual do índice inflacionário — dispositivo impugnado no bojo desta Ação Direta de Inconstitucionalidade — tem contribuído para uma escatológica perda de receitas destinadas à saúde pública que, apenas no ano de 2019, ultrapassou o valor de R$ 9 bilhões, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional", alega o partido.

Diante do cenário pessimista com a pandemia de coronavírus,  o partido afirma, em sua petição, que o impacto da emenda será gravíssimo, deixando toda a sociedade fragilizada. O pedido da inconstitucionalidade do artigo 110 tem como base a proteção da vida, da saúde e da segurança de toda a população, direitos e garantias resguardados por cláusulas pétreas da Constituição Federal.

ADI 5.715

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!