Vantagens e desvantagens

Pesquisa avalia varas especializadas e cartórios unificados

Autor

16 de março de 2020, 13h08

A partir desta segunda-feira (16/3), magistrados, servidores do Poder Judiciário e advogados vão avaliar as vantagens e desvantagens das varas especializadas por competência e da unificação dos cartórios judiciais nos fóruns brasileiros. A pesquisa do Conselho Nacional de Justiça, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, será feita até 6 de abril.

As varas especializadas são unidades que tratam de matérias específicas do direito e que permitem o aprofundamento de um tema específico, como as de família, da infância e da juventude, de falência, de execução fiscal, de combate ao crime organizado etc. As unidades que acumulam todas as questões cíveis e/ou criminais e as de jurisdição plena não serão envolvidas.

A pesquisa também irá tratar da unificação de cartórios ou de secretarias de varas, especializados ou não, de primeiro grau de jurisdição, que passaram a funcionar de forma integrada atendendo a mais de um gabinete de magistrado. São exemplos de cartórios unificados o Cartório do Futuro, do Tribunal de Justiça de São Paulo; o Cartório Integrado, do Tribunal de Justiça da Bahia; a Central de Processamento Eletrônico de Feitos Judiciais, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul; e a Secretaria Única do Ceará do Tribunal de Justiça do Ceará. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.

Clique aqui para acessar a pesquisa para magistrados e servidores
Clique aqui para acessar a pesquisa para advogados

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!