População carcerária

Contra medida preventiva, presos fogem e incendeiam objetos em SP

Autor

16 de março de 2020, 21h10

Reprodução
Detentos fogem de unidade em Mongaguá
Reprodução

Ao menos quatro unidades prisionais do estado de São Paulo registraram rebeliões nesta nesta segunda-feira (16/3). A tensão aumentou após proibição de visitas em algumas unidades.

A situação ficou ainda mais tensa quando os presos souberam de uma decisão que suspendeu as "saidinhas" temporárias nos próximos dias, uma medida ligada à prevenção ao coronavírus.

O corregedor-geral do Estado, desembargador Ricardo Anafe, afirma ter atendido a um pedido da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Foi determinado que a "saída" dos detentos deverá ser remarcada pelos juízes corregedores dos presídios.

"Cabe ressaltar que a presente medida não configura supressão ao direito de saída temporária, legalmente previsto na Lei de Execução Penal (artigo 122 da Lei nº 7.210/84), mas tão-somente visa a resguardar a saúde coletiva da população carcerária neste momento crítico, com garantia de gozo oportuno, em perfeita harmonia entre o interesse individual e a supremacia do interesse público", escreveu na decisão.

Também nesta segunda, o presidente do Tribunal de Justiça, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, determinou a suspensão dos prazos processuais, do Tribunal do Júri e das audiências — exceto as de custódia e de apresentação de adolescentes infratores — por um prazo de 30 dias.

Em nota, a SAP informou que nesta segunda "ocorreram atos de insubordinação nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá [litoral], Tremembé [Vale do Paraíba], Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária 2 de Mirandópolis, também no interior.

No presídio do litoral, centenas de presos fugiram e oito agentes foram feitos reféns.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!