Indisciplina e Insubordinação

Falar com superior em tom de ameaça enseja justa causa, decide TRT-18

Autor

10 de março de 2020, 20h26

Adotar tom de ameaça durante conversa com superior hierárquico, demonstrando indisciplina e insubordinação, é fundamento suficiente para justificar demissão por justa causa.

123RF
Trabalhador buscava reverter justa causa
123RF

Foi com base nesse entendimento que a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região reverteu decisão de primeiro grau, mantendo dispensa por mau procedimento do empregado. A decisão é de 13 de fevereiro.

De acordo com os autos, após ser chamado por seu supervisor para que justificasse uma falta, o trabalhador disse que queria ser demitido por justa causa. Depois que o superior explicou o que a dispensa significava, o empregado insistiu dizendo que "faria uma besteira" caso não fosse atendido. 

"O trabalhador sofreu várias penalidades disciplinares durante o pacto laboral e já havia ameaçado um colega de trabalho", diz a defesa da empresa, feita pelo advogado Rafael Lara Martins

O relator do caso, desembargador Platon Teixeira de Azevedo Filho, foi voto vencido. Prevaleceu divergência aberta pela desembargadora Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque. Segundo ela, "tom de ameaça é suficiente para a quebra de fidúcia". 

O desembargador Eugênio José Cesário Rosa, que seguiu o voto divergente, se manifestou dizendo que "numa empresa com mais de cinco mil empregados não se pode tolerar" comportamentos como os apresentados pelo trabalhador. 

Clique aqui para ler a decisão
0010790-44.2019.5.18.0101

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!