"Lava jato"

Ex-secretário nacional de Justiça Astério Pereira dos Santos é preso

Autor

5 de março de 2020, 10h40

Astério Pereira dos Santos, ex-secretário nacional de Justiça no governo de Michel Temer e procurador aposentado, foi preso nesta quinta-feira (5/3), no Rio de Janeiro. Segundo o portal G1, também foram presos o filho de Astério, o advogado Danilo Botelho; o também advogado Pedro Navarro, sócio de Danilo; e a advogada Viviane Ferreira Coutinho Alves. 

Eles são acusados de integrar um esquema de pagamentos de propina a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e de lavagem de dinheiro através de contratos na Secretaria estadual de Administração Penitenciária.

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e 32 de busca e apreensão. As ordens foram expedidos pelo juiz da 7ª Vara Federal Marcelo Bretas, responsável pela operação "lava jato" no Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Federal, esta rede seria organizada por empresários e agentes públicos com apoio de dois escritórios de advocacia. O dinheiro recebido por meio desse esquema estaria sendo dissimulado através do uso de pessoas jurídicas, laranjas e familiares dos envolvidos. Com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!