ADI no STF

Normas sobre subsídios a deputados estaduais de MT são objeto de ação da PGR

Autor

27 de maio de 2020, 18h06

O procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade contra normas de Mato Grosso que fixam os subsídios de deputados estaduais em 75% do valor recebido pelos deputados federais. A relatora da ação é a ministra Rosa Weber.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência BrasilAugusto Aras entrou com ADI contra lei sobre subsídios de deputados estaduais

Aras sustenta que o artigo 37 da Constituição proíbe o atrelamento remuneratório, para evitar que a alteração de uma carreira repercuta automaticamente em outra. Argumenta ainda que, segundo o entendimento do STF, a vinculação ou a equiparação dos subsídios de agentes políticos de entes federados distintos ofende o princípio da autonomia dos estados.

As normas questionadas são os Decretos Legislativos 54/2019, 40/2014, 13/2006 e 1/2003, da Assembleia Legislativa, e a Lei estadual 9.485/2010. O procurador-geral aponta ainda que, de acordo com a Constituição Federal, o subsídio dos deputados estaduais será fixado por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa e, portanto os decretos legislativos são inconstitucionais. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

ADI 6.437

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!