Fábrica de Ideias

Iree abre inscrições para o curso de introdução à política

Autor

  • IREE

    - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa é uma organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil

26 de maio de 2020, 13h33

Estão abertas as inscrições para o Curso de Introdução à Política (Cipol), uma realização do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree) em parceria com a editora Contracorrente. Com início no dia 1º de junho, as inscrições já podem ser feitas aqui

IREE
O Cipol decorre, em primeiro lugar, de uma epifania. As brasileiras e os brasileiros descobriram que gostam de política e que a política afeta as suas vidas, que importa para além da porta das suas casas.

Mas não temos feito "política de ideias", por meio da reflexão histórica, da apreciação dos argumentos e dos dados empíricos, senão a pequena política movida por emoções e preferências.

O embate político não é, não pode ser, uma partida de futebol, pelo que descartaríamos tudo o que se fez até agora, todo o fluxo civilizatório que nos diferencia dos quase-primatas que fomos um dia.

O Cipol propõe, por isso, bem compreender as bases de organização da sociedade brasileira e a sua inserção na história das ideias políticas, o funcionamento das nossas instituições e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

O Cipol falará de Democracia, de História, de Economia, dos Poderes do Estado, da Constituição, da Globalização e da polarização política atual.

Com coordenação científica do presidente do Iree, Walfrido Warde, e do diretor do Instituto, Rafael Valim, o curso reúne alguns dos mais destacados nomes da inteligência brasileira: Adilson Moreira, Adriana de Faria, Alysson Mascaro, Antoninho Trevisan, Antonio Corrêa de Lacerda, Christian Laval, Claudio Gonçalves Couto, Conrado Hübner Mendes, Eneida Desiree Salgado, Guilherme Boulos, Guilherme Mello, Gustavo Ungaro, Igor Rocha, Isabela Kalil, Jessé Souza, Lira Neto, Luciana Zaffalon, Luciana da Cruz Brito, Luciano Coutinho, Luiz Gonzaga Belluzzo, Marcia Tiburi, Patrícia Valim, Paulo Rabello de Castro, Pedro Serrano, Rafael Valim, Raul Jungmann, Reinaldo Azevedo, Rubens Casara, Silvio Almeida, Taylisi Leite, Valdir Moysés Simão, Vladimir Safatle, Walfrido Warde, Wanderson Flor do Nascimento e Ynaê Lopes dos Santos.

O curso é voltado para aqueles que valorizam o bom debate político e buscam conhecimento para aprimorar cada vez mais seu pensamento crítico sobre os fatos e a sociedade.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!