Liberdade de Imprensa

Abraji e OAB vão fornecer orientação jurídica a jornalistas alvos de ameaça

Autor

26 de maio de 2020, 11h32

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil vão lançar um convênio nesta quarta-feira (27/5) para fornecer orientação jurídica básica a jornalistas vítimas de ameaça e assédio online. 

ConJur
OAB e Abraji irão fornecer orientação jurídica a jornalistas
ConJur

A iniciativa será criada tendo em vista o aumento dos ataques direcionados a profissionais da imprensa, especialmente durante a epidemia do novo coronavírus, e tem como base um levantamento recente feito pelo Abraji, que registrou ao menos 24 violações desde que a crise causada pela Covid-19 se intensificou no país.

O convênio será lançado durante o seminário virtual Liberdade de Imprensa, Justiça e segurança dos jornalistas. Participarão dos eventos os ministros do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz; o coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa da OAB Federal e colunista da ConJur, Pierpaolo Cruz Bottini; o presidente da Abraji, Marcelo Träsel; o diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques Neto; e a repórter especial da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello.

O seminário vai ocorrer às 9h30 desta quarta-feira. Interessados podem se cadastrar para participar clicando aqui.

Além do evento e do convênio, as entidades irão lançar a Cartilha sobre medida legais para proteção de jornalistas contra ameaças e assédio online. O material detalha, entre outros pontos, as características presentes nos abusos virtuais e o passo necessário para denunciá-los. Durante o evento será explicado como irá funcionar a orientação jurídica fornecida pela Abraji e OAB. 

A medida ocorre um dia depois de jornais do Grupo Globo, além da Folha de S. Paulo e o Metrópoles anunciarem que não vão mais cobrir as falas presidenciais na Alvorada por falta de segurança. 

Clique aqui para se cadastrar no evento
Clique aqui para mais informações

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!