CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

TRF-4 nega pedido de pagamento em dobro do auxílio emergencial para homens

Autor

21 de maio de 2020, 20h29

Reprodução
Por ora, apenas mulheres provedoras de famílias monoparentais têm direito ao auxílio emergencial em dobro
Reprodução

O desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), manteve decisões liminares que negaram o pagamento em dobro do valor do auxílio emergencial — estabelecido pela Lei 13.982/2020 — a homens provedores de famílias monoparentais. O pedido foi feito pela Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Pimenta à 3ª Vara Federal de Porto Alegre. A decisão monocrática foi proferida ontem (20/5).

No despacho, o desembargador-relator do caso na corte observou que o Poder Judiciário não pode se manifestar porque o tema vem sendo discutido no âmbito do Poder Legislativo Federal. É que os vetos presidenciais, que restringiram o direito pleiteado apenas para mulheres, estão pendentes de apreciação no Congresso Nacional.

Ação civil pública
Na ação civil pública (ACP) ajuizada contra a União, com pedido de tutela antecipada, a associação sustentou que o direito ao valor dobrado do auxílio deveria ser garantido aos homens provedores de famílias monoparentais, como previsto no projeto de lei (PL 873-A/2020,) que viabilizou a assistência emergencial.

A parte autora argumentou que, se não houver decisão judicial favorável urgente, os homens serão prejudicados, como o foram no pagamento da segunda parcela dos valores.

Tríplice negativa
O pedido foi negado três vezes pela juíza federal Thais Helena Della Giustina, da 3ª Vara Federal de Porto Alegre: dois requerimentos de antecipação de tutela e um pedido de reconsideração. Em todas, o fundamento foi o mesmo: não compete ao Poder Judiciário intervir em políticas públicas enquanto ainda estão em curso. Inconformada, a associação interpôs agravo de instrumento no TRF-4, pedindo a reforma da decisão.

Em razões recursais, a autora alegou que a concessão de duas cotas do valor de R$ 600 do auxílio emergencial apenas às mulheres responsáveis por famílias monoparentais configura tratamento discriminatório em relação aos homens na mesma situação.

Tramitação no Legislativo
O desembargador-relator Ricardo Teixeira do Valle Pereira manteve o entendimento de primeira instância. Na decisão monocrática, ressaltou que ainda correm os prazos para que as casas legislativas apreciem os vetos presidenciais que alteraram a PL 873-A/2020. Logo, o direito pleiteado pode ser garantido pelo Poder Legislativo.

‘‘Diante disso, parece-me inadequado o deferimento, notadamente em juízo monocrático, do quanto postulado, mesmo porque a definição da política pública não foi encerrada pelo legislador. Ademais, não se pode falar em total desprezo ao mínimo existencial, pois o auxílio emergencial será concedido ao homem único mantenedor de família que preencha os requisitos previstos, embora não esteja abarcado pela regra ainda mais benéfica que prevê o recebimento de 2 (duas) cotas. Do exposto, indefiro a antecipação da tutela recursal’’, definiu no agravo. (Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4).

Clique aqui para ler o despacho do desembargador.
Agravo de instrumento 5016100-92.2020.4.04.0000/TRF.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!