Consultor Jurídico

Notícias

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos durante a quarentena

Por 

 

ConJur lista os principais debates jurídicos na internet em tempos de Covid-19

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo, usando o mesmo link.

Destaques desta quinta-feira (21/5): 

10h — Covid-19: crimes contra a organização do trabalho e alterações na legislação trabalhista —  Evento contará com palestras de Davi Tangerino,  Felipe Colloca e Patrícia Águedo, e com a participação de Benôni Rossi. Inscrições no e-mail: contato@dtsc.com.br 

10h — Direito Concursal em evolução: crise e desafios — Participam: Adriana Pugliesi, Cássio Cavalli, Eduardo Foz Mange, Eduardo Secchi Munhoz, Manoel Justino Bezerra Filho e Marcelo von Adamek. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Privacidade de Dados - Covid-19 e a Privacidade — As sócias do escritório TozziniFreire, Carla Couto e Marcela Ejnisman, e Alexandre Pacheco, FGV-SP, discutem a Covid-19 e a privacidade de dados. Clique aqui para se inscrever. 

11h — A pandemia e o pagamento de precatórios — Participam do evento, promovido pelo escritório Innocenti Advogados, Miguel Ângelo Alvarenga Lopes (juiz federal), Gilberto Perre (secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos) e Marco Antonio Innocenti (presidente da Comissão de Precatórios do Instituto dos Advogados de São Paulo). A mediação ficará a cargo do juiz Lizando Garcia Gomes Filho (TJ-DF). Clique aqui para acompanhar. 

11h — Segurança na crise – Seguros e Covid-19 — Webinário promovido pela TV ConJur contará com a presença de Solange Vieira (superintendente da Susep), Leandro Martinez (vice-presidente da seguradora Chubb), o desembargador Ney Wiedemann Neto (3º vice-presidente do TJ-RS), Ilan Goldberg (sócio da  Chalfin, Goldberg, Vainboim Advogados) e Thiago Junqueira (sócio da Chalfin, Goldberg, Vainboim Advogados). Clique aqui para acompanhar. 

15h — Saída de Emergência — Contratos: jurisprudência antes e depois da pandemia — O seminário virtual promovido pela TV ConJur irá contar com a presença do ministro Raul Araujo (STJ), Marcelo Nobre (ex-conselheiro do CNJ), Flávia Trentini (professora da Usp), Alexandre Freire (professor da Ufam e assessor do STF) e mediação do professor da USP e conselheiro do CNMP Otavio Luiz Rodrigues Jr. Clique aqui para acompanhar. 

17h —  Combate às fake news em tempos de pandemia — Evento promovido pelo IDP terá participação de André Andrade (desembargador do TJ-RJ), Risoletta Miranda (diretoria de Digital e Inovação na FSB), Aluízio Napoleão (sócio do Domingues, Cintra, Napoleão Lins e Silva Advogados, Marcos Vinícius Rodrigues (conselheiro do CNJ) e Denise Rothemburg (colunista política do Correio Brasiliense). A mediação fica a cargo de Taís GasparianAndré Silveira. Clique aqui para se inscrever. 

Programe-se:

22/5

8h30 — Relações Trabalhistas em Tempo de Covid-19 — Renato Villa Custodio, sócio do escritório Custodio e Bissetti, doutorando em ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa, mestre em Direito pela Faculdade de Direito da USP, especialista em direito processual civil pela PUC-SP e professor do CEDES, discorrerá sobre as medidas provisórias 927 e 936 e avaliará os impactos das ADIs 6.342 e 6.363 sobre os mecanismos legais de enfrentamento do Covid-19. Clique aqui para se inscrever. 

9h — Agronegócio, o motor do Brasil — Blairo Maggi, ex-Ministro, ex-senador e ex-governador do Mato Grosso, terá uma conversa com o presidente do IREE, Walfrido Warde, sobre o agronegócio brasileiro.O público poderá enviar perguntas aos debatedores. Clique aqui para se inscrever. 

09h30 — Minicurso – Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal — Curso gratuito promovido pelo IDP terá a participação de Gustavo Mascarenhas Lacerda Pedrina (doutorando e mestre em Direito pela USP e assessor de ministro no STF), da advogada Mariana Madera Nunes, Rafael Ferreira de Souza, delegado de Polícia Civil do Distrito Federal e Vinicius Gomes de Vasconcellos, assessor de ministro no STF. Clique aqui para se inscrever. 

9h30 — A fiscalização e o controle da RFB em tempos de COVID-19 — Evento promovido pela Advocacia Ruy de Mello Miller terá a participação de José Paulo Balaguer (superintendente-adjunto da RFB), Cleiton Simões (delegado da alfândega do porto de Santos), Thiago Miller (presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB-SP), Fernando Moromizato (sócio da Advocacia Ruy de Mello Miller) e a conselheira federal da OAB Luciana Nemer. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Direito Concursal em evolução — Participam os advogados e professores: Eduardo Foz Mange, Juan Vazquez, Laura Bumachar, Marcelo Sacramone, Marcelo von Adamek e Paulo Fernando C. Salles de ToledoClique aqui para se inscrever. 

12h — Revisitando os desafios da economia criativa na pandemia — O assunto será debatido pelos advogados Ricardo Castanheira, Ygor Valério e Rafael Ferraz Vasquez. A mediação fica a cargo do  2º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches. Clique aqui para acompanhar. 

15h30 — Saneamento básico, águas e proteção à saúde: Perspectivas para o pós-Covid-19 — Evento promovido pelo IDP terá participação do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), Gesner Oliveira (professor, consultor e PHD em economia na universidade de Berkeley e ex-presidente da Sabesp e do Cade), Jerson Kelman (engenheiro civil, mestre em engenharia civil pela UFRJ e PhD em hidrologia e recursos hídricos pela Universidade do Estado do Colorado, ex-diretor presidente da ANA, ex-diretor da Aneel e ex-presidente da Sabesp) e Christianne Dias Ferreira (diretora-presidente da ANA). A mediação fica a cargo do ministro Gilmar Mendes (STF) e do advogado Rodrigo Mudrovitsch. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Compras públicas para enfrentamento da Covid-19 — No evento promovido pela AASP, especialistas debaterão as regras e os procedimentos que buscam agilizar compras da Administração Pública em tempos de pandemia. Clique aqui para acompanhar. 

23/5

11h —  O STJ e a pandemia — Evento terá a participação dos ministros do STJ Luiz Alberto Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da FonsecaRicardo Villas Bôas Cueva e Rogerio Schietti Cruz, do ministro do STJ aposentado José de Castro Meira e do presidente do IREE, Walfrido Warde. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Diálogos: A visão jurídica e econômica sobre o presente e o futuro das Instituições Brasil — O ministro aposentado do STF Ayres Britto debate o tema com o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. Clique aqui para se inscrever. 

26/5

10h — Responsabilidade tributária e criminal de diretores e administradores — Ana Carolina Utimati, Gustavo Haddad e Ludmila Leite Groch discutem implicações relacionadas à responsabilização tributária e criminal de diretores e administradores por dívidas tributárias de empresas em que eles atuam. Clique aqui para acompanhar. 

16h — Oportunidades Previdenciárias — Geração de Fluxo de Caixa em Cenário de Pandemia COVID-19 —  O encontro reunirá representantes da BMS Projetos & Consultoria, do escritório Pinheiro Neto Advogados, da Latam, da Rede D’Or e da Marsh Corretora de Seguros. Em debate, temas como a redução de riscos previdenciários, incluindo passivos de contribuições para o INSS e os decorrentes de acidentes do trabalho. Clique aqui para se inscrever. 

16h — Gestão trabalhista e previdenciária em tempo de crise - ações tomadas pelo Poder Executivo — Evento promovido pela Abramge/Sinamge/Sinog, que representa as operadoras de planos médicos e odontológicos abordará as temáticas a partir de ações do Poder Executivo, envolvendo estratégias e contingências. Clique aqui para acompanhar. 

27/5

9h30 — Liberdade de Imprensa – Justiça e Segurança dos Jornalistas — Seminário terá participação do procurador-geral da República, Augusto Aras; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes; o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz; o diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques Neto; o coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa da OAB Federal, Pierpaolo Bottini; o presidente da Abraji, Marcelo Träsel e a repórter especial da Folha de S. Paulo Patricia Campos Mello. Clique aqui para se inscrever. 

10h — A Covid-19 e o futuro das cortes e do direito — Mediado por Cezar Augusto Rodrigues Costa, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e professor da Faculdade de Direito da UFRJ, o debate terá a participação dos ministros Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal; Luis Felipe Salomão e Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça. O evento irá arrecadar fundos para mais de 200 estudantes de graduação que se encontram em situação vulnerável, agravada pela pandemia do novo coronavírus. Clique aqui para se inscrever.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 21 de maio de 2020, 8h14

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 29/05/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.