História do Palácio da Justiça

Em razão da epidemia de Covid-19, museu do TJ-SP lança exposição virtual

Autor

20 de maio de 2020, 22h16

O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo lançou nesta semana a exposição virtual Palácio da Justiça. A mostra celebra o centenário do assentamento da pedra fundamental do monumento arquitetônico, em 24 de fevereiro de 1920.

Divulgação/TJ-SP
Divulgação/TJ-SPEm razão da epidemia de Covid-19, museu do TJ-SP lança exposição virtual

Além do centenário da sede da Corte paulista, a exposição on-line marca também a participação do TJ-SP na 18ª Semana Nacional de Museus, de 18 a 24 de maio, que teve sua forma de programação alterada para o meio virtual devido ao fechamento temporário das instituições culturais frente à epidemia da Covid-19.

A exposição traz fotografias e documentos da época que contam parte da história, concepção, projeto, construção e tombamento do Palácio da Justiça, o Templo de Têmis. Em ordem cronológica, a mostra virtual apresenta o surgimento do Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná, criado em 1873 e instalado um ano depois na província de São Paulo, o projeto de elaboração e execução das obras de construção do Palácio da Justiça, referendado em 1911, e o lançamento da pedra fundamental, ocorrido em 1920, marcando também o início da obra, inaugurada totalmente em 25 de janeiro de 1942.

Desde 1981, o Palácio da Justiça é tombado pelo Condephaat como patrimônio histórico por seu significado cultural e arquitetônico, bem como pelos mais nobres ideais do Direito e da Justiça. O público também poderá ver imagens marcantes das obras de fundação do prédio, detalhes do projeto, da construção e personagens importantes que fizeram parte deste período, como o conselheiro Tristão de Alencar Araripe, primeiro presidente do Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná.

A colher de pedreiro utilizada no assentamento da pedra fundamental também é parte da exposição. Na fotografia, pode-se ver a inscrição gravada na colher: “O Governador de São Paulo inaugura para o serviço da Justiça na terra paulista as obras deste Palácio em 24 de fevereiro de 1920”. Acesse a exposição aqui.

Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente na esteira da celebração do Dia Internacional dos Museus e criado pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), busca conscientizar a população da importância dos espaços culturais para a preservação da memória e história da sociedade, além de fomentar a visitação aos museus e sua valorização. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!