TV ConJur

Especialistas debatem crimes tributários em tempos de crise e calamidade pública

Autor

18 de maio de 2020, 21h35

Os professores da Universidade de São Paulo Heleno Torres e Pierpaolo Cruz Bottini, a professora Heloisa Estellita, da Escola de Direito da FGV-SP, e o juiz federal Marcelo Costenaro Cavali participam do debate online "Os Crimes Tributários em Tempos de Calamidade e Crise Econômica", nesta terça-feira (19/5), a partir das 11h, na TV ConJur.

ConJur
ConJur

O pano de fundo será a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de criminalizar os comerciantes inadimplentes em relação ao ICMS próprio, que em uma reviravolta autorizou o processamento de inúmeros contribuintes, mesmo aqueles que declararam o imposto à Receita.

A situação ficou dramática com a crise econômica decorrente da pandemia, quando diversas empresas passaram a ter dificuldades para pagar impostos. O risco de processo penal pela inadimplência e as formas de apresentar as dificuldades financeiras como justificativa para evitar tal situação será o ponto de partida das discussões desse seminário, que tratará ainda de lavagem de dinheiro e crimes fiscais e da possibilidade de acordos previstas nas leis fiscais e processuais penais.

Clique aqui ou acompanhe o debate ao vivo a partir das 11h:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!