Consultor Jurídico

Condenações midiáticas

Operadores do ordenamento jurídico falharam com a "lava jato", diz Cardozo

Retornar ao texto

Comentários de leitores

13 comentários

Tolerância e Inteligência

Nirio Menezes (Advogado Autônomo - Civil)

Ora pois, afora a torcida fanática. Será que nada do que o Ministro falou esta certo ou tisnado pela sua participação no governo. Creio que a melhor qualidade de um Operador do Direito é a Desconfiança em especial a de si mesmo.

Hipocrisia como método de convencimento.

AGRDm (Outros)

O ex-ministro da Justiça esquece que foi governo e durante esse tempo, foi CONIVENTE com a injustiça que culminou com a demissão de um policial federal por ter "desferido dois socos" em outro policial federal, mesmo tendo o laudo pericial concluído por "inexistência de lesão física".
Logo, ao invés de ser objetivo, técnico e NÃO compactuar com a vontade do chefe em demitir o desafeto, preferiu HOMOLOGAR o ato administrativo em 2012. O ex-PF perdeu o seu sustento e da família. Ele, como todo concursado, lutou para ser nomeado e foi extirpado arbitrariamente do serviço público. Sou o Advogado dele e acredito na violação do devido processo legal, ampla defesa e contraditório do processo demissional.
Hoje há processo judicial pela anulação da demissão, tendo em vista o evidente DESVIO DE FINALIDADE do ato, ainda sem julgamento do mérito em 1ª instância.
Logo, a realidade construída pelo ex-ministro É bem diferente daquela idealizada nos seus textos atuais. É essa a minha opinião crítica toda vez que leio os textos do NOBRE administrativista, Advogado e processo da PUC-SP e UniCeub. Ao final de cada leitura, chego sempre a mesma conclusão: Na teoria é muito bom, mas na prática...O rei também erra e isso não foi aplicado durante a gestão do ilustre ex-ministro da justiça: se houve o pad, ele está CERTO, independentemente do que alega o acusado, segundo o entendimento administrativo assinado por ele.

Parabéns e data vênia!

Neli (Procurador do Município)

Parabéns pela atuação no Ministério, bem como por toda sua carreira Jurídica. E meus cumprimentos aos governos passados(Temer/Dilma e Lula), pela defesa do Estado Democrático de Direito. Estendo meus cumprimentos a eles, pelos excelentes juristas alçados para o STF(os saudosos Teori, Direito;Peluso, Ayres, Barbosa; Barroso, Fux,Carmen,Fachin, Rosa e Moraes).E hoje se faz um carnaval em quem vai indicar, demonstrando a infantilidade do ocupante do cargo Maior do Brasil. O Brasil está no abismo! E a culpa de quem é? De todos nós! De quem votou para ele, de quem votou em branco/anulou(meu caso) e a culpa principal é do Lula! Sim! Por pensar unicamente em seu projeto pessoal de poder, conseguiu eleger os dois piores presidentes da História do Brasil, sendo o último indiretamente. O Brasil está num abismo e não tem nenhum líder(político ou não), para tirar. Quanto a Lava-Jato: os processos foram imaculados. Não havendo nenhuma nódoa. O erro do então Juiz Federal, foi ter se exonerado. As suas decisões foram perfeitas! Tanto que a condenação imposta ao líder que só pensa em seu projeto pessoal de poder, foi ratificada pelas instâncias superiores. Errou, repiso-me, como uma das Danaides, ao sair da Magistratura. Ministério Público Federal(ou Estadual), na acusação, é parte por isso necessariamente deve ser parcial. Como o advogado deve ser parcial na defesa do acusado, sob pena de nulidade processual. Por fim, lugar de piratas que fizeram butim no erário é na prisão. Todos, sem nenhuma exceção.

Quem tem telhado de vidro não atire pedra no dos outros 2.2

Max (Advogado Autônomo)

O "nobre" entrevistado, esqueceu-se que há fartas e contínuas provas surgindo a cada dia. O seu colega, José Dirceu, por exemplo, quando foi preso pela Lava-Jato, estava em condicional do escândalo do Mensalão. O que o torna reincidente específico. O seu querido ex-presidente já teve uma segunda condenação confirmada na Lava-Jato, fora a Zelotes e outras tantas. Foram VOSSAS SENHORIAS DO PT que permitiram continuar esse VEXAME DE CORRUPÇÃO. Então, se o atual presidente é corrupto (e eu não duvido que seja), os senhores do PT, não têm direito de atirar pedras nele, porque também estão envolvidos até a alma (se ainda as tem, se já não as venderam como ao resto do país).

Não custa lembrar

Afonso de Souza (Outros)

"Mônica Moura contou, por exemplo, que a então presidente, preocupada com o avanço das investigações da Operação Lava-Jato, a chamou a Brasília e juntas, num encontro no Palácio da Alvorada, decidiram combinar uma forma de comunicação que estivesse protegida com sigilo.

Por este meio, ela poderia avisar o casal dos passos das investigações - ou que estava sendo transmitido a ela pelo então ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Cardozo confirmou que, por dever de ofício, comunicava a presidente das ações da Polícia Federal".

http://g1.globo.com/politica/blog/cristiana-lobo/post/delacao-de-monica-moura-leva-dilma-risco-de-novo-processo.html

Número de homicídios por ano.

Vercingetórix (Advogado Autônomo - Civil)

O ex ministro deve ter muito orgulho do número de homicídios por ano durante o seu governo, com toda certeza.

Ativismo judicial

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Diz o texto: "Em entrevista exclusiva à ConJur, bateu no ativismo judicial, defendeu sua gestão à frente do Ministério da Justiça durante os governos Dilma (2011-2016) e lembrou da pressão que sofreu tanto do seu partido [PT] quanto da oposição por suposta falta de "controle" sobre as ações da Polícia Federal".

Foi o próprio PT que estimulou o ativismo judicial.
O articulista não pode lembrar tudo, e nem esquecer o que ninguém esquece.

Deu tudo certo.

Anônimo porque eu quero (Engenheiro)

O Golpe foi bom pois o Brasil não se conhecia. Haviam muitas máscaras que agora caíram. O ódio prevaleceu em cima da desculpa da corrupção para permitir aos ricos mandar os pobres de volta pra senzala. Conseguiram até inventar provas e pai José foi preso, difamado e desprezado pela senzala. Deu tudo certo.

falta de provas?

Servidor estadual (Delegado de Polícia Estadual)

Tratar osa desiguais de forma diferente, esse é um brocardo da Justiça. Não é possível tratar super criminosos, como partidos corruptos instituídos para perpetuar o poder através da corrupção da mesma forma que o cara que furta laranjas na feira. Não vou defender o ex-juiz, mas o legado da lava a jato é que o Brasil é um país de corrptos, que o sistema nada guarda de relação com ampla defesa, mas sim com a ampla defesa da corrpção. Como a vida imita a arte, assistam a série colombiana Distrito Selvagem.

Prova de quê

Guilherme - Tributário (Advogado Autônomo - Tributária)

Concordo plenamente com você. Apenas acrescento que o Brasil sempre foi corrupto. Se a Lava Jato nada mais fizesse que levar essa realidade a milhões de pessoas, já teria cumprido sua missão. Pasmem: muita gente ainda não acredita que haja corrupção. Pode? A Lava Jato além de esclarecer muitos brasileiros ainda prestou outros relevantes serviços como prisão e condenação de ladrões "escancarados". Pena que a cúpula do nosso Judiciário coartou esse esforço e fez, novamente, tudo ficar como antes...

Hein

Tiago Fraga (Assessor Técnico)

Qual a isenção do ex-ministro?

PT x PF

analucia (Bacharel - Família)

leiam o livro assassinato de reputaçao do Tuma Júnior para verem o que o PT fez

Dificil

Glaucio Manoel de Lima Barbosa (Advogado Assalariado - Empresarial)

Bilhões devolvidos, empresários e políticos confesso isso não é prova?

O que o Dr. acredita o que é prova!

Comentar

Comentários encerrados em 25/05/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.