Consultor Jurídico

Brasil pela vida

OAB e mais 70 entidades lançam campanha pró-democracia e pedem união

Repressão durante a ditadura (1964-1985)Reprodução

Com a campanha Brasil pela Democracia, mais de 70 entidades participam de iniciativa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nesta segunda-feira (29/6), com eventos nas redes sociais e, às 19h , de uma grande projeção na avenida Paulista, no edifício Anchieta, na altura do número 2.584.

O vídeo de lançamento (veja abaixo) tem direção de João Wainer, locução de Patrícia Pillar e, na trilha musical, "O Bêbado e o Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc (1946-2020).

Segundo o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, não houve exatamente um ponto de virada para as organizações se unirem. "É uma escalada, um estresse permanente que o país está vivendo", diz.

Santa Cruz já foi um dos atacados pelo presidente, com quem trocou acusações. Em julho do ano passado, o presidente disse que, se o advogado quisesse, contaria como o pai dele desapareceu na ditadura militar (1964-1985).

As hashtags #BrasilpelaDemocracia e #BrasilpelaVida vão marcar o lançamento da campanha nas redes sociais. Nas ruas, por enquanto, estão previstas apenas projeções em pontos icônicos de algumas cidades. Não há intenção de fazer atos presenciais agora, por causa da pandemia do coronavírus.

As entidades afirmam que decidiram se unir contra os ataques à imprensa, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso. O site de lançamento frisa ainda que a vida no país está ameaçada pela "descoordenação do governo federal no combate à pandemia" da Covid-19.

A coalizão também marcou, para os dias 4 e 5 de julho, o evento online Virada da Democracia. A programação ainda não foi divulgada, mas o site oficial antecipa a realização de palestras e atividades culturais.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 29 de junho de 2020, 15h21

Comentários de leitores

6 comentários

Democracia oab

Fernando de castro Filho (Bacharel - Família)

Boa tarde, piada de mau gosto, dizer que a OAB é a favor da democracia, através de uma representação totalmente viciada, sem provas, arguição de um "suposto"vício, fora do prazo, a mesma deu início há um procedimento no cfoab de n 5.531/00-pca, onde cassaram meu exame de ordem, violaram meu direito adquirido, inviolável, por causa desse crime, hoje,estou inválido por ter sofrido um avci, por estresse, constrangimento por mim experimentado, depressão profunda, em tratamento psiquiátrico por tentativa de suicídio, tudo por causa dessa máfia e quadrilha criminosa chamada OAB, agora vem dizer que é a favor da democracia, onde?

OAB e Democracia

elias nogueira saade (Advogado Autônomo - Civil)

Só falta democracia na OAB. O mesmo grupo se apossou da instituição para proveito político e particular. Diversas ADIs são ajuizadas para favorecimento de advogados iluminados.

O que fizeram da OAB de outrora.

Osvaldir Kassburg (Oficial da Polícia Militar)

Onde está a OAB de outrora que defendia os direitos civis, a democracia e a legalidade.
A OAB nacional de hoje, através de um militante de esquerda na presidência, não eleito diretamente por nós advogados, milita em favor da tirania, da ditadura togada.
Sufoca-se a liberdade de expressão.
O marxismo aparelhou a administração pública de cabo a rabo. A democracia vem sendo aviltada reiteradamente.
É inquérito do fim do mundo instaurado e presidido por ministro delegado do STF.
Invadiram mais de uma vez a competência do Poder Legislativo, como por exemplo quando criaram condutas típicas (enquadraram homofobia e transfobia em crime de racismo, sob o risível argumento de que o Congresso foi omisso em criminalizar as práticas).
Fogos de artifício sendo tratados como bombas, como ato de terrorismo se estiverem nas mãos de Bolsonaristas.
Pacíficas manifestações com a participação das famílias, são tratadas como antidemocráticas, enquanto manifestações com violência e pedido de ditadura do proletariado são tidas como democráticas.
Criticar os abusos do STF é crime, dá cadeia, busca e apreensão...;
Manifestar-se pacificamente pró-governo é extremismo antidemocrático.
Sair do país é estar foragido.
Acender e portar tocha é ser racista.
A educação está dominada pelo marxismo de Paulo Freire, que nos colocou na rabeira do ranking mundial em qualidade da educação.
A nossa liberdade vem sendo atacada e colocada sob forte ameaça, e a OAB apoia irrestritamente quem está afrontando a Constituição e os direitos conquistados a duras penas.
Apoia a ditadura marxista branca da atual composição do STF.
Fachin faz campanha para Dilma:
https://www.youtube.com/watch?v=KgCOfO75SD8

OAB apoia a DEMO-cracia

Rejane G. Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Sr. Osvaldir Kassburg, assino embaixo do seu comentário. A OAB apoia a DEMOcracia, com a qual se identificam.

Ratificando a verdade

Luís José Bragança da Silva (Advogado Autônomo)

Perfeito! Concordo integralmente! Sou Advogado desde 1980 e nunca presenciei um Presidente da OAB com uma conduta tao vergonhosa e desprezivel quanto à desse atual cidadão, que ofende colegas e vira as costas para os abusos contra as prerrogativas de nossa profissão! A união que pregam, em verdade, possui por objetivo único e obsessivo depor um Presidente cristão, honesto e democrata! Passados 16 meses sem um único caso de corrupção, após uma histórica derrota nas urnas, teimam em não aceitá-lo como Presidente de fato e de direito, nem que para isso tenham que se alinhar à terroristas, corruptos e inimigos da Pátria, travestidos de defensores da Democracia!

Concordo plenamente

Emerson Elias (Bacharel)

A OAB, a depender do seu lado de militância, irá condenar todo e qualquer ato militante contrário. No caso em comento, o presidente desta entidade irá sempre defender os interesses que são contrários ao governo atual.
Isso é de envergonhar a entidade, OAB. Antes, militava a favor, completamente, dos governos passados, e por esse governo ser de direita, ideologicamente diferente da ideologia do Sr. Santa Cruz, este, por meio da OAB, irá lutar contra aquele até conseguir derrubar.
Aviso que as eleições são em 2022, aí, ele pode tentar se eleger, se quiser, a presidente, e fazer do jeito que quiser, o governo, neste nosso país.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/07/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.