Assistência Financeira

Cassp cria benefício para amparar advogadas vítimas de violência doméstica

Autor

27 de junho de 2020, 17h58

Reprodução/TV Brasil
Reprodução/TV Brasil

Amparar mulheres vítimas de violência doméstica é a finalidade de um novo benefício criado pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. Para tanto, o Auxílio Violência Doméstica destina-se a advogadas e estagiárias beneficiárias de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha e que comprovem carência financeira em decorrência da violência sofrida. Elas poderão receber o auxílio pecuniário pelo período de seis meses, além de atendimento psicológico na rede referenciada da entidade ou pela plataforma de psicologia CaaspPsico.

"Os casos de violência contra a mulher são um grave e recorrente problema no Brasil. Muitas colegas, infelizmente, fazem parte dessa realidade", afirma o presidente da Caasp, Luís Ricardo Vasques Davanzo. "Diante disso, a Caixa ampliou seu rol de benefícios para ampará-las e devolvê-las mais fortes ao convívio social e ao exercício da profissão", acrescenta Davanzo.

"A violência doméstica contra a mulher alcança a advocacia, parte indissociável da sociedade. Diante desse fato que nos preocupa e entristece, a CAASP lança um benefício oportuno e que, certamente, ajudará muitas colegas a superar um momento difícil de suas vidas", avalia o presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos.

O Auxílio Violência Doméstica nasceu de uma iniciativa da vice-presidente da Caixa, Aline Fávero, comovida com o relato de um caso do gênero feito pela presidente da Subseção de Bauru (SP), Márcia Regina Negrisoli Polletini. "Levei a ideia de criar um benefício específico aos presidentes Caio e Davanzo e ao conselheiro federal Alexandre Ogusuku, que de pronto a abraçaram", conta Aline.

Segundo a vice-presidente da Caasp, "com o isolamento social e o aumento da violência doméstica, resolvemos implantar agora o novo benefício. Como se trata de um projeto que vinha desde o ano passado, já contávamos com previsão orçamentária para tanto".

"O novo benefício criado pela Diretoria da CAASP, que vem somar-se aos outros já existentes, é de suma importância. O Auxílio Violência Doméstica não poderia ser implantado em melhor momento, uma vez que, nesta situação de pandemia que o Brasil e o mundo todo vivenciam, os números de violência doméstica cresceram consideravelmente", salienta secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência, Paula Fernandes, responsável pelo setor de benefícios da entidade.

Dados empíricos
Conforme a oitava edição da Pesquisa Nacional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o percentual de mulheres que declararam já ter sofrido algum tipo de agressão é de 27% no Brasil, destaca a diretora da Caasp Raquel Tamassia. "Entre estas mulheres estão também as advogadas que, no contexto da violência, encontram-se em posição de vulnerabilidade com a necessidade, muitas vezes, de suporte financeiro e psicológico para sair do ciclo da violência. Neste sentido foi criado o benefício, para prestar apoio às advogadas neste momento crítico", explica a dirigente.

O novo benefício foi lançado na última quinta-feira (26/6). O procedimento para solicitação do Auxílio Violência Doméstica será o mesmo dos demais benefícios regulares oferecidos pela Caasp. Com informações da assessoria de imprensa da Caasp.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!