Segurança na Crise

Empresa deve se adaptar a cenário volátil imposto pela crise, dizem especialistas

Autor

26 de junho de 2020, 20h10

As empresas brasileiras devem criar mecanismos para se adaptarem ao cenário volátil imposto pela crise. Essa foi a conclusão de especialistas durante discussão online na TV ConJur

ConJur

O debate ocorreu nesta sexta-feira (26/6), em mais um episódio do seminário virtual Segurança na Crise, que nesta sexta-feira (26/6) teve como tema Os riscos para administradores de empresas e acionistas

Participaram do encontro Sebastião Reis Júnior, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Maria Rita Drummond, diretora jurídica do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) e da Cosan; Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Imobiliários (CVM); e o advogado Otávio Yazbek. A mediação foi feita por Pierpaolo Cruz Bottini, advogado e colunista da ConJur

Segundo o ministro Sebastião Reis, embora os crimes econômicos envolvendo empresas não representem grande parte do volume de processos, a modalidade está sob as lentes da sociedade e isso tende a se agravar em momentos de crise. 

Por isso, diz, "há hoje a necessidade de proteção interna da empresa, o compliance tem que estar implantado, até como forma de prevenir más condutas internas e se proteger de eventuais penalidades". 

O ministro afirma que o Judiciário também acabou sendo afetado pela grande atenção dada aos crimes econômicos. "Hoje, quando avalio os processos envolvendo empresas, vejo mais rigor, mais preparo técnico. As empresas precisam começar a se preocupar, porque elas vão sofrer, sim, um controle mais intenso por parte do Ministério Público e das polícias." 

Novo paradigma
Yazbek explica que as grandes companhias já entenderam que estão sob um olhar mais rígido e que essa realidade impôs uma mudança de paradigma no que diz respeito às responsabilidades dos administradores. 

"Na década de 1960, se definiu que a forma de se lidar com a responsabilidade dos administradores se dava a partir dos sinais de alerta que indicavam que estava acontecendo uma coisa errada", explica. 

Hoje, no entanto, não é possível simplesmente aguardar que os sinais cheguem. "É preciso criar mecanismos adequados que permitam que, em casos de irregularidades, os sinais surjam. Esse é o verdadeiro surgimento da cultura de controles internos, das linhas de defesa, como o compliance, a auditoria interna. Isso está cada vez mais refinado." 

Maria Rita Drummond diz que tornar as empresas mais preparadas para momentos de crise passa por se adaptar à estrutura volátil do Brasil, que impõe uma quantidade de leis muito extensa aos empresários.

"Para que o profissional aceite o convite de se tornar administrador, é necessário saber o caminho para exercer o cargo de maneira diligente, sem chegar no futuro e ser cobrado por algo que ele nem sabia que era obrigado a fazer", afirma.

Marcelo Barbosa concorda. Segundo ele, a pessoa que "vai se dispor a aceitar uma função, seja como diretor e diretora de uma companhia, seja no conselho de administração, deve se informar sobre a atividade daquela companhia, sobre suas competências específicas e sobre o modelo de negócio". 

Clique aqui ou assista abaixo a íntegra do seminário:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!