Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos durante a quarentena

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Destaque desta sexta-feira (26/6): 
9h30 — Imagem do Judiciário brasileiro —
O webinar terá a participação do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal; dos ministros do Superior Tribunal de Justiça  Og Fernandes, Luis Felipe Salomão e Marco Aurélio Bellizze; da presidente da AMB, Renata Gil; do desembargador do TJ-RJ, professor da FGV e coordenador adjunto do CIAPJ, Elton Leme; e do presidente do Conselho Científico do Ipespe, Antonio LavaredaClique aqui para se inscrever.

10h — Temas contemporâneos sobre a prova no Processo Penal — Evento promovido pelo Ministério Público de São Paulo contará com a participação do jurista espanhol Jordi Ferrer Beltrán. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Panorama geral sobre a Justiça Eleitoral — Evento terá participação de Tito Campos de Paula, Ana Carolina de Camargo CleveGuilherme de salles Gonçalves. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Mulheres no Processo – Participação do terceiro no processo — Debate terá participação de Sofia Temer, Marillia Siqueira e Elie Eid. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Novas Perspectivas na Criminologia — Live promovida pela OAB-PR terá participação de Sérgio Salomão Shecaira. Clique aqui para acompanhar. 

10h30 — Celebração do orgulho LGBTQIA+: evolução histórica e inclusão — O escritório Pinheiro Neto Advogados promove seminário que terá a participação do ator e dramaturgo Sérgio Mamberti e do psiquiatra Daniel Cordeiro, que debate a evolução histórica da luta LGBTQI+ no Brasil e os impactos do preconceito no ambiente corporativo. Clique aqui para se inscrever. 

14h — Audiência Telepresencial Acessível —  O tema será ministrado pela juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule (que atualmente ocupa a posição de presidente substituta da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT da 24ª Região - MS) e por Silvio Henrique Lemos, analista judiciário do mesmo TRT. Inscrições no e-mail: ead@csjt.jus.br.

14h30 — Constituição e Direito Penal: A jurisdição constitucional do STF — O ministro Luís Roberto Barroso (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o palestrante do webinário promovido pelo Garantias Penais. A conversa será mediada pelo advogado Ademar Borges, doutor em Direito Público pela UERJ e professor de Direito Constitucional do IDP. O evento é coordenado pelo presidente do IGP, Ticiano Figueiredo. Clique aqui para acompanhar.

15h — Saída de emergência — O impacto da Lei 14.010 no Direito Privado — Seminário promovido pela TV ConJur terá a participação de Adriana Corrêa (professora da UFPR), Antonio Carlos Ferreira (ministro do STJ), Tarcísio Kroetz (presidente do Instituto dos Advogados do Paraná) e Rodrigo Xavier Leonardo (professor da UFPR). A mediação fica a cargo do conselheiro do CNMP e professor da USP, Otavio Luiz Rodrigues Jr. Clique aqui para acompanhar. 

16h — LGBT+ e o mercado de trabalho: uma conversa sobre desafios, dilemas e realizações — O escritório Lefosse Advogados convida Bruno Crepaldi e Mônica Paes, líderes na temática de diversidade e inclusão, para compartilharem suas histórias, experiências e vivências no mundo corporativo. A mediação fica a cargo dos sócios Carlos Mello, André M. Mileski e Danilo Orlando. Clique aqui para se inscrever. 

16h — Quebra de patente — As advogadas Monica Gurvitz e Ana Paula Brito, do escritório especializado em propriedade intelectual Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Melo debatem o tema. Clique aqui para acompanhar. 

16h — Entrevista com Técio Lins e Silva — Os jornalistas Marcelo Auler e Paulo Moreira Leite, da TV 247, entrevistam o jurista Técio Lins e Silva sobre o momento político do país e do Judiciário brasileiro. Clique aqui para acompanhar. 

16h — Cinco anos da Lei de Mediação de Conflitos — Com o tema: "dos avanços e desafios da Mediação Judicial no Estado de São Paulo", o Sindicato dos Medidadores e Conciliadores do Estado de São Paulo (SIMEC-SP ) junto com entidades apoiadoras, promoverá duas videoconferências com proeminentes figuras da área Jurídica e da segurança pública que atuam pela política nacional de resolução de conflitos de interesses, nos termos da Resolução n°125/2010, promovendo a desjudicialização de conflitos e a paz social. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Os riscos para administradores e acionistas de empresas — Evento promovido pela TV ConJur terá a participação de Maria Rita Drummond (diretora jurídica do CRSFN e da Cosan S.A), Marcelo Barbosa (presidente da CVM), Sebastião Reis (ministro do STJ) e de Otávio Yazbek (advogado). Clique aqui para acompanhar. 

17h — Direito do Trabalho pós-pandemia — Evento promovido pela AASP terá participação dos seguintes expositores: ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho; desembargadora Gisela Rodrigues, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; da advogada e desembargadora aposentada Regina Dubugras; do juiz do Trabalho Rui César Públio Borges Corrêa; e os advogados: Paulo Sérgio Feuz, Guilherme Brito Rodrigues Filho e Carlos Augusto Monteiro. Clique aqui para acompanhar. 

17h — O Direito em tempos de Covid-19 — Rodrigo Mudrovitsch e Guilherme Pupe conversam com o desembargador do TRF-1 Ney Bello; o deputado federal Carlos Zarattini, relator do PL 10.887/2018; Paola Aires Correa Lima, ex-procuradora-geral do DF; Maria Tereza Uille Gomes, ex-conselheira do CNJ e ex- procuradora-geral de Justiça do Estado do Paraná; e com Rafael Araripe Carneiro, advogado, mestre em Direito e professor do IDP. Clique aqui para acompanhar. 

Programe-se:
29/6
10h — Regulamentação do open banking no Brasil — Discutem o tema Leonardo Cruz (Pinheiro Neto Advogados), Mariana Maduro (Veirano Advogados) e Simone Luvizan (Octua e Centro de Microfinanças FGV). Clique aqui para se inscrever. 

11h — Justiça e Cidadania — a importância do Judiciário na retomada da economia — Participações confirmadas do Ministro do STF Luiz Fux, do Ministro do STJ Luis Felipe Salomão, do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, e do jurista Marcus Vinícius Furtado Coêlho, ex-presidente da OAB. O presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia, e o conselheiro da CNI e ex-Senador Armando Monteiro Neto farão participações especiais. A live será mediada pelo Presidente do Instituto Justiça & Cidadania, Tiago Salles, e contará com a colunista Flávia Oliveira como entrevistadora. Clique aqui para acompanhar. 

15h — Dificuldades e soluções ambientais no cenário da pandemia — O Lefosse Advogados convida Patrícia Iglecias (presidente da Cetesb) e Yuri Rugai Marinho (diretor da Eccon Soluções Ambientais) para debater sobre dificuldades e soluções ambientais no cenário da pandemia e sobre perspectivas e tendências para o futuro. O evento contará com a participação e mediação dos sócios Guilherme d'Almeida Mota, da prática Ambiental e Rodrigo Junqueira, da prática de Mercado de Capitais e Societário M&A. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Neoway DDB talks 2020 — O evento terá a participação de  Roland Vogl, diretor executivo do Codex-The Stanford Center for Legal Informatics. Também participam Humberto Ortiz (data protection manager da Mercedes-Benz), Fabrício Mota (representante do Senado da Autoridade Nacional de Proteção de Dados), Ricardo Lagreca (diretor jurídico do Mercado Livre), Ana Pellegrini (diretora jurídica do Uber), Alexandre Gleria (sócio e head de inovação e tecnologia), José Mauro Decoussau Machado (sócio do Pinheiro Netto), Eloy Rizzo (sócio da área de Compliance & Investigações do Demarest) e Ricardo Fernandes (chief research da Neoway). Clique aqui para acompanhar.

17h30 — Créditos tributários do ICMS na base de cálculo do Pis e da Cofins — O debate contará com Ana Cristina Mazzaferro, advogada do contencioso tributário no Rayes & Fagundes Associados; Fernanda Ramos Pazello, consultora na área tributária em Pinheiro Neto Advogados, Juliana Carvalho de Mello Ribeiro, advogada no Queiroz e Lautenschläger Advogados, Jimir Doniak Junior, sócio da Advocacia Lunardelli, Gabriel Lunardi, quadra capital, Fábio Calcini, sócio na Brasil Salomão e Mattes Advogados, Alexsandro Barbosa, Head of Taxes from Brazil at Andritz Group.Clique aqui para acompanhar. 

30/6
15h — Privacidade e proteção de dados — Evento promovido pelo Serpro tem como objetivo de debater se o Brasil já desenvolve uma cultura de privacidade e as consequências de uma possível crise de vazamento de dados já em preparação para entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Clique aqui para acompanhar. 

16h — Propriedade Intelectual — O debate sobre os sistemas de propriedade intelectual nas Américas durante a Covid-19 será do debate que terá a participação do advogado Luiz Edgard Montaury Pimenta, do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello e presidente da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI),  Patrick Coyne,  vice-presidente da American  Intellectual Property Law Association (AIPLA)Erick Castillo Orive, presidente da associação mexicana para la Protección de la Propiedad Intelectual (AMPPI), Rodrigo Pucchi, secretário da Asociación Chilena de la Propiedad  Intelectual (ACHIPI ) e Juan Berton Moreno , da Agentes da Asociación Argentina de la Propiedad Industrial (AAAPI). Clique aqui para acompanhar. 

17h — A importância da governança corporativa e compliance para as filantrópicas e instituições do terceiro setor — Evento promovido pela Universidade Corporativa Fonif contará com a participação de Custódio Pereira (presidente do Fonif), Antônio Jacinto Caleiro Palma (advogado especializado em direito empresarial e presidente do conselho administrativo do CIEE) e Wilson Carnevalli Filho (mestre em administração de empresas pela FGV-SP, associado e professor nos cursos do IBGC). Clique aqui para se inscrever.

19h — Combate ao trabalho infantil e os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente — O juiz do TRT-5 Anderson Rico Moraes Nery e a coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Maria Cláudia Mello Falcão, debaterão o tema. Clique aqui para acompanhar.

21h — Conversas Criminais — O criminalista Luis Guilherme Vieira recebe o jurista e colunista da ConJur Lenio Streck para debater o tema. Clique aqui para acompanhar. 

Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 26 de junho de 2020, 8h25

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 04/07/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.